quarta-feira, 13 de junho de 2012

Corrida de Santo António '12

Realizou-se no passado sábado a 2ª edição da Corrida de Santo António.
Com partida e chegada no Rossio e com todo o percurso feito á beira rio, era uma prova que assumi como uma oportunidade para fazer um bom tempo.
Claro que o facto de ser á tarde era uma incognita para mim, não sabia como iria reagir ao almoço, á temperatura, etc.
Assim não coloquei objectivos concretos, ia fazer o melhor possível e "prontos".

Antes do aquecimento demos uma voltinha pelo Rossio para ver o ambiente. Encontrei a "Menina" com um amigo e, depois de uma breve conversa, fui aquecer.

Ás 17h em ponto foi dada a partida.
Parti quase no fim do pelotão. Preferi fazer um aquecimento em condições para poder partir bem em vez de ir para a molhada.

Claro que o primeiro quilometro foi lento, o mais lento, nada que não esperasse. Mesmo assim os 5:14m foram bem em conta.
Ainda deu para um "Olá" á Ana e á Pizza logo nos primeiros metros e um até já á Carla que fazia a sua estreia em provas de 10 quilometros.

Desta vez voltei a ter o meu fotografo pessoal (sim Ana, não és só tu que tens "papai" como fotografo pessoal) e na Praça da Ribeira lá estava ele.

Pouco depois apareceu o Paulo, companheiro que conheci nos 30 Km's da 100 Maratonas com 100 Amigos e lá seguimos juntos. Mais á frente passámos pela Ana, companheira da mesma aventura que já não via desde então.

Apesar do vento contra na primeira metade da prova e do calor que senti na segunda metade consegui manter o ritmo abaixo dos 5 min/Km.

Pouco depois da passagem pelo Cais do Sodré (para mais uma foto) já nos dois quilometros finais, o Paulo aumentou ligeiramente o ritmo. Foi aqui que percebi que algo não estava normal. Não tive força para reagir.
Apesar de conseguir manter o ritmo não o consegui aumentar, o que costumo conseguir mesmo em provas mais longas. Não sei se pelo ritmo, pela hora, pelo calor, pela alimentação... não consegui.
Mas manter já não foi mau.

Acabei a prova com 48:58m (tempo de chip), a escassos 9 segundos de bater o meu melhor tempo para a distância, 9 segundos...
Não me tinha obrigado a recordes mas 9 segundos... era só 1 seg/Km mais rápido... :-P

Facto curioso, o Garmin marcou 10 Km certos.

A organização esteve impecável, nada a apontar. E é daquelas provas que irei repetir com certeza.

No fim, enquanto esperava pela Carla, ainda  troquei mais umas palavras com a "Menina", o seu amigo e com o João Cravo (ainda não nos conhecíamos pessoalmente), que me conheceu á chegada e prontamente se juntou á conversa.

Quando a Carla chegou juntou-se a nós e ainda tirámos uma foto ao nosso brinde "manjeriqueiro".
Foi um final de tarde diferente e bem passado... a correr. ;-)



Boas corridas...




2 comentários:

  1. Se o vento estivesse mais forte naqueles últimos 5km tinhas superado esses 9 segundos! ;)
    Fica um objectivo a atingir para a próxima.

    Bjos**

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Isto abençoado pelo Santo António, até que correu muito bem. Na próxima virá o Record pessoal, é preciso é persistência....

    Bons treinos e boas provas....Um abraço do Xavier

    ResponderEliminar