quarta-feira, 20 de junho de 2012

Marginal à Noite 2012

No Domingo fui com a Carla e o Hugo até Santo Amaro de Oeiras para a nossa primeira Marginal á Noite.
Pelo que li e ouvi sobre esta prova as expectativas eram altas, muita gente gosta bastante desta prova. E até começou bem, logo no levantamento dos dorsais, quando vi a t-shirt que era oferecida. Fiquei bastante agradado com qualidade da mesma.

Quase lá...
Como os comboios eram gratuitos optámos por deixar o carro em Algés e ir sem stress até á partida.
Sendo mais uma daquelas corridas de "marketing" pus de parte a opção de fazer um bom tempo, já sabia que a afluência de caminhantes e afins seria bastante, e optei por fazer uma corrida tranquila, acompanhando o Hugo na sua 2ª prova.

Á hora marcada foi dada a partida. Desta vez conseguimos parar o "zig-zag" inicial por volta dos 2 Km's. Não foi mau.
Pusemos um ritmo engraçado no inicio, acho até que o tal "zig-zag" ajudou, principalmente o Hugo, a não sentir o andamento mais rápido que o habitual.
A temperatura estava perfeita e não havia vento, correndo só uma aragem que ajudava a refrescar.
A cortar a meta!
A meio caminho invertemos o sentido (esta prova é, literalmente, ida-e-volta), bebemos uma águinha no abastecimento, e continuámos.
Havia alguma animação e algum público a acompanhar mas estava á espera de mais.

Apesar de uma ligeira quebra do Hugo por volta do Km 6 terminámos bem, com o tempo de chip de 45:36m para os cerca de 7,80 Km marcados no Garmin.

Depois de uns alongamentos, enquanto esperávamos pela Carla que teve mais uma óptima prestação (acabou abaixo da hora), apanhámos o comboio de regresso.

A Carla, fresquinha da Silva,
a chegar ao fim... 59m...
Quanto á prova, na minha opinião, esperava mais, talvez pelas expectativas que levava.
A beleza natural da marginal (o Tejo) não estava lá e não havia complementos artificiais para compensar, excepção feita aos balões dos Km's e um ou outro animador musical (acho que era só um) durante o percurso.

Em relação á organização pareceu-me positiva, com um abastecimento a meio e outro no final com águas e bananas, e animação á partida e á chegada.
Só não concordo que não haja separação entre quem corre e quem passeia, desde velhinhos (alguns bem á frente na partida), criancinhas de bicicleta no meio do pelotão, famílias e amigos a caminhar lado-a-lado a ocupar faixas inteiras, etc.
Começa a ser um hábito (saudável, diga-se) haver muita gente nas provas de corrida mas a andar. Além de atrapalhar quem, de facto, corre, torna-se perigoso. Alguns encontrões são inevitáveis, principalmente na partida onde está tudo muito junto.
Talvez não fosse difícil separar as águas...

No geral gostei, até porque CORRI!!!

Boas corridas...




2 comentários:

  1. Olá Pedro;

    Portugal no seu melhor.....provas de corrida onde muita gente gosta de andar!!Essa das criancinhas com bicicletas, está demais!
    Era simplesmente esse grupo (dos caminhantes e familiares) partírem 15 minutos mais tarde, será assim tão complicado?!

    Boas corridas......Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  2. Foi como um passeio "corrido" pela marginal. Gostei das fotos!

    Eu também gosto de ver mais gente a participar, ainda que a caminhar, mas também há muita inconsciência por parte das pessoas. E às vezes nem é culpa total da organização, já que até é pedido para os que vão caminhar ficarem para trás e a partida é dada uns 5 minutos depois, mas há sempre gente que ignora e se infiltra...

    Beijos e boas corridas (vocês agora não param!) :)

    ResponderEliminar