quarta-feira, 6 de maio de 2015

34ª Corrida 1º de Maio (passando pelo 25 de Abril)

Quase na meta no 25 de Abril.
Depois do passeio de 23 Km's na 38ª Corrida da Liberdade (ida e volta da Pontinha), voltei à competição na Corrida 1º Maio.
O objectivo era andar perto do meu melhor para a distância, feito na Corrida dos Sinos de 2014, e aguentar a Av. Almirante Reis da melhor forma possível.

Começo lento na volta à pista do Estádio do Inatel e só já no exterior tento impor o meu ritmo. Depois do 1º Km ligeiramente acima dos 5' /Km consigo encostar nos 4'20'' /Km, ritmo que se manteria até ao inicio da subida da Av. Almirante Reis. E nem mesmo os túneis da Av. República ou a descida do Saldanha ao Rossio me fizeram variar muito o ritmo.

(foto: Miguel Baptista)
No retorno, numa Praça do Comércio bem composta de público a apoiar, começavam as dificuldades.
Apesar de não parecer, a Rua da Prata é ligeiramente a subir e o empedrado na Praça da Figueira acaba por criar dificuldades extra. Depois é a entrada no Martim Moniz, também com algum apoio popular, e o inicio da subida, Almirante Reia acima.

Nesta fase tentei fazer o melhor ritmo possível, num misto entre tentar subir rápido o suficiente e não desgastar em demasia para os 3 Km's finais, ainda com algum desnível positivo. Consegui subir os cerca de 3 Km's da avenida em cima dos 5' /Km e fiquei ainda com um bom "stock" energético para os restantes 3 Km's.
Aqui começaram as contas ao tempo final. Iria dar à justa para baixar os 70 minutos e iria ser esse o foco até final.

Bem acompanhado?
(foto: M_F_Borges Runners Photos)
Depois de uma ligeira recuperação, entrei na Av. de Roma já em crescendo para entrar no último quilómetro já num "forcing" final. 
Entrei forte no estádio e ainda fiz os 250 metros na pista perto dos 4' /Km.

Terminei com 1h09m24s, média de 4'38'' /Km, conseguindo entrar no mesmo minuto do meu melhor tempo.
Só já em casa verifiquei que tinha melhorado o meu melhor tempo em 17 segundos. NICE! :)

Por curiosidade, o meu melhor tempo em 15 Km's está abaixo de 1h08m feito numa meia-maratona. Mas, para mim, os tempos são feitos em prova da distância em questão e não em provas de outra distância ou treinos. Como tal, é este que conta.


Venha a próxima!
Fui...






5 comentários:

  1. Parabéns Pedro!

    Sobre a questão do melhor tempo ser considerado em provas com essa distância ou à passagem, a IAAF considera-os à passagem. Se numa Meia-Maratona, alguém passar aos 20 km abaixo do record mundial, é considerado record mundial desde que, claro, a prova seja homologável para record e haja um controlo de tempos aos 20, como a Meia da Ponte faz e que, aliás, além de deter o record mundial da Meia, tem o dos 20

    Tu bates records como quem muda de camisa :)))

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, pela prova e pelo esclarecimento.

      Não sabia dessa questão do tempo intermédio poder ser contabilizado para record, no entanto terá que ser controlado e homologado. Não havendo controlo, mantenho a opinião que não é o relógio que define o "record", até porque sabemos bem que os GPS's não são exactos.

      Forte abraço. ;)

      Eliminar
    2. Sim, sem dúvida que no teu caso não se aplica :)

      Um abraço e força para mais e mais records :)

      Eliminar
  2. Parabéns Pedro, estás a ficar cá com um andamento... :)

    Abraço

    ResponderEliminar