quinta-feira, 14 de maio de 2015

3ª Corrida de Belém

No passado domingo fui até Belém dar um passeio pelo Restelo e arredores.
Algumas razões atraíram-me para esta prova, sendo as principais a relativa dureza do percurso (para uma prova de 10 Km em estrada, claro) e o facto de começar e acabar na pista do Estádio do Restelo, sendo que o Belenenses é um clube que simpatizo visto ser o clube de coração do meu avô materno.

À partida tinha como objectivo único fazer o melhor possível para encostar nos 45 minutos, sabendo que iria ser complicado em função da altimetria nada favorável.

Partida dada na pista do estádio com um ligeiro afunilamento logo aos 50 metros para sair para o exterior do estádio. Alarguei a trajectória e consegui não parar. Acho que se a partida fosse dada em sentido inverso talvez não houvesse este estrangulamento.

Os primeiros 2 Km's foram quase na sua totalidade a subir. Se por um lado, a frescura de estarmos no inicio ajudava a subir relativamente bem, por outro lado fui-me tentando conter para não ter um desgaste exagerado, até porque depois seguiam-se cerca de 2,5 Km's quase sempre a descer, convidativo a ritmos fortes e a mais desgaste.

No topo da subida apanho a Cátia, companheira de equipa, que aproveitou para vir comigo.
O calor já apertava e companhia é sempre bem vinda.

Na 2ª passagem pelo estádio do Restelo recebemos a informação que a Cátia era a 1ª classificada.
Como a prova não ia dar para grandes tempos resolvi ficar com a Cátia e ajudá-la o melhor possível, como já tinha acontecido com a Brigitte na Forum Barreiro Run e com excelentes resultados.

Com a chegada à Av. da Índia acabava (para já) o sobe-e-desce. Entrávamos numa fase plana que iria servir para estabilizar o ritmo, pelo menos durante quase 4 Km's.
O vento de frente ajudava a arrefecer o calor que se fazia sentir mas era previsível que, após o retorno essa sensação desaparecesse, o que se viria a confirmar.

Perto dos 7 Km's, ainda antes do retorno, cruzámo-nos com uma atleta, a 1ª classificada. Foi a única até ao retorno. "Ia-mos" em 2º e com a 3ª a uma distância considerável. Bastava gerir...
Nesta fase foi muito importante o apoio dado à Cátia, não só pelo pessoal do Correr Lisboa mas também por muitos desconhecidos, sempre a informar que a Cátia era 2ª classificada.

Com o cansaço a apertar era tempo de gerir o esforço. A distância confortável permitiu acalmar o ritmo até ao esforço final, a subida da Rua dos Jerónimos até à entrada do estádio. 
Apesar do cansaço subimos relativamente bem e entrámos no estádio em bom ritmo para os 300 metros finais.
Tentei esticar o ritmo e a Cátia respondeu. 

Terminei com 48m03s, média de 4'48'' /Km, e a Cátia com um excelente 2º lugar.

Depois foi a confraternização e o aguardar pela entrega de prémios. 
E ainda pudemos assistir ao treino do plantel principal do Belenenses que estava a treinar à mesma hora no relvado principal. E a saudade dos tempos da bola. Apetecia-me equipar e dar uns toques na bola, mas já era tarde. ;)

A próxima é o 1º Grande Prémio de Atletismo Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo (CPPEA). Mais informações aqui.

Fui...



4 comentários:

  1. Também simpatizo com o Belenenses. Ou não fosse o clube do meu coração (União de Tomar) a filial nº1 do Belenenses :)
    (sim, apesar de fazer confusão a muita gente, eu não sou de nenhum dos 3 grandes. Ao domingo a minha preocupação é com o resultado do meu União, esteja ele na 1ª nacional, como já esteve 6 épocas quando eu era miúdo, como agora na 1ª distrital mas com muita honra!)

    Um abraço e boas corridas :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser muito interessante correr na pista do Estádio do Restelo. A prova parece ter sido muito fixe! Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Honestamente é um percurso algo monótono, como são tantos em Portugal, com pouca gente a ver e ainda menos a apoiar. Safou-se a dificuldade e a motivação para ajudar a Cátia.
      Mas claro que correr em pista, mesmo que durante pouco tempo, tem sempre a sua beleza.

      Abraço Sílvio. ;)

      Eliminar