terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

XIV GP Atlântico

Depois do comportamento nos 20 Km de Cascais e do treino rápido desta semana estava com boas perspectivas para esta prova. Além disso, foi na edição do ano passado desta prova que baixei pela primeira vez os 50 minutos aos 10 Km.
E estava a "jogar em casa", já que moro muito perto da Costa da Caparica.

Pus como objectivo melhorar a minha marca na distância, 47m31s no Memorial Francisco Lázaro, se possível baixar mesmo os 47 minutos.

O dia estava óptimo, frio e sol, mas com um ventinho nada agradável. Sabia o que esperar já que treino regularmente na maior parte do percurso da prova.

Depois do aquecimento posicionei-me muito perto da cabeça do pelotão. Disse ao Zeca e ao Hélder (os compinchas desta vez) que queria começar à frente para evitar atletas com ritmos mais lentos. E resultou.

A partida foi dada e arranquei forte, embalado pelos ritmos rápidos da cabeça do pelotão. Perdi o Hélder logo no inicio, o que já sabíamos que iria acontecer visto o ritmo dele ainda não ser este, ficando só com o Zeca. Os primeiros 500m foram feitos em cima dos 4:10 min/Km.

Percebe-se bem a areia acumulada
Até ao 3º Km estabilizei o meu ritmo perto dos 4:30 min/Km. Estava rápido em relação ao meu ritmo habitual mas sabia que no pontão teria que abrandar, pelo vento e pelas condições do terreno com muita areia.
E assim foi... mas pouco. O vento fez-se sentir e as zonas com muita areia fizeram perder algum tempo, mas para minha surpresa, tirando o 4º Km que baixei para perto dos 4:40 min/Km, os restantes foram feitos quase no mesmo ritmo que os anteriores. Talvez a presença da família tenha dado uma forcinha extra. Sabe tão bem...

No 5º Km o Zeca arrancou. Não arrisquei e mantive o meu ritmo. Nunca tinha "andado" nestes ritmos e não queria abusar. Tinha receio de "dar o berro".

Consegui manter o ritmo até ao 7º Km, mesmo apanhando o meu abastecimento do chão (coitado do rapaz não tinha mãos a medir e havia bastantes garrafas no chão), altura em que voltámos a entrar na Av. Afonso de Albuquerque, mas agora contra o vento.  Seria uma constante até à viragem no inicio do 9º Km mas, mesmo assim, e com um esforço extra, consegui manter o ritmo quase inalterado.

No inicio do 9º Km e, aproveitando uma ligeira descida, embalei. Embalei e bem.
Cheguei muito perto de 4:15 min/Km e a fazer contas. Talvez ainda dê para baixar os 45 minutos.
Mas não deu... apesar do ritmo vivo. Quando percebi que não dava deixei-me rolar, a pensar no pouco que devia ter sido preciso para lá chegar. Mas praticamente não abrandei, mesmo (aparentemente) sem forçar, e quase nem vi o Zeca quando o apanhei já no último quilometro, não fosse ele fazer uma diagonal rápida para se juntar, desta vez até à linha de meta.

Depois de passar novamente pela família, cortei a meta com 45m31s (tempo de chip). Apesar do cansaço ainda deu para sorrir com o meu novo melhor tempo na distância. Uma sensação agri-doce, apesar do PBT fiquei tão perto de baixar os 45 minutos. Fica para uma próxima... ;)

Quanto à organização, gostei. Não detectei falhas de maior, exceptuando talvez a questão que já referi no abastecimento.
Mas a culpa não me pareceu totalmente da organização. A mim não me custou muito apanhar uma garrafa do chão, mesmo no meu ritmo "olímpico". Mas o que é facto é que muitos abrandavam e quase paravam para receber uma garrafa das mãos do rapaz e eram incapazes de apanharem uma garrafa do chão com tantas que estavam caídas.

Próxima prova, Lezírias.
Até lá, boas corridas!!!





18 comentários:

  1. Parabéns Pedro. Excelente tempo. Não baixaste dos 45m, mas tiveste muito perto disso e baixar 2 minutos do teu anterior record é obra.
    Abraço. Boa prova nas Lezírias e vimo-nos depois na ponte.
    PS- Já tens previsão para quanto queres fazer na 1/2?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago. ;)
      O objectivo para a meia será baixar da 1h45m. Mas não vai ser na ponte, vou "baldar-me".

      Abraço!!!

      Eliminar
  2. Que espectáculo!!! Bater um record por 2 minutos só revela o quanto tens progredido!!!!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Os treinos estão a dar resultado. ;)

      Abraço!!!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Jorge.
      Vou aproveitar até ao verão para evoluir na velocidade. Depois é preparar para a (nova) Maratona de Lisboa.

      Abraço!!!

      Eliminar
  4. Grande ritmo Pedro. Parabéns. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro,

    Estás a "pedalar" muito bem!... Parabéns.

    Abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Pedro, essa marca é muito boa.
    Estás em grande forma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. 45 minutos?!? 45 minutos?!?
    Que ritmo ESPECTACULAR!!!
    PARABÉNS!
    Não tenho mais palavras. Mas 45 minutos?!!!!??? UAU! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa!!!
      O teu comentário é parecido com o meu sentimento. ;)

      Beijos!!!

      Eliminar
  8. Parabéns Pedro! Menos 2 minutos em relação ao tempo anterior é bem bom! Os 45 (ou 44, quem sabe) ficam para a próxima, há sempre que deixar manobra para avanços. ;)

    Beijos p/vocês

    ResponderEliminar
  9. Grande tempo! Gostava de ter feito um excelente tempo como o teu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio.
      Há um ano atrás, quando baixei os 50 minutos pela primeira vez aos 10Kms, não sonhava sequer em tempos destes. O treino faz milagres... ;)

      Eliminar