terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

20 Km de Cascais 2013 (30ª Edição)

Mais uma excelente manhã de corrida, desta feita em Cascais para a 30ª Edição dos 20 Km locais, a minha primeira participação nesta prova.

Tendo como próximo objectivo baixar a 1h45m à meia-maratona, este era um teste perfeito à minha forma actual, aproveitando também o facto do percurso ter pouco desnível (aparente).

Depois de reunir com os amigos para as conversas de ocasião lá foi dada a partida.
Desta feita optámos por não ficarmos na cauda do pelotão, como é hábito. Isso permitiu-nos começar com um ritmo mais vivo em relação ao que fazemos quando partimos lá atrás. O resultado foi um primeiro quilómetro em 5m18s que seria o único acima dos 5 min/Km.

Os primeiros 5 Km's eram feitos dentro de Cascais numa volta bem animada. Depois de passarmos novamente pela partida seguíamos então em direcção ao Guincho para uma ida-e-volta cheia de boa disposição.

O ritmo foi sempre vivo (para mim, claro), conseguimos sempre manter a média a rondar perto dos 4:50 min/Km.

A partir dos 10 Km comecei a fazer contas ao tempo. Comentei com o pessoal que íamos com ritmo para baixar a 1h40m. Mas ainda faltava muito e, apesar dos últimos quilómetros serem a descer, tínhamos que contar com umas subidas que nem se dão por elas mas que estão lá. Já para não falar no vento.

Na viragem sentiu-se, de facto, o vento. Mesmo assim conseguimos manter o ritmo e pouco depois o vento deixou de fazer muita mossa. Não cheguei a perceber se o vento virou, ou virámos nós, ou acalmou.

Já perto de Cascais, na última subida, tentámos controlar o andamento. Não queríamos forçar muito nem abrandar demais. E conseguimos.
Quando começámos a descer, o que seria quase sempre até à meta, abrimos o passo. Estava com força e aproveitei para puxar um pouco mais, sempre com atenção para não perder a companhia.

Cortei a meta com 1h36m55s de tempo de chip, 1h37m53s de tempo real, com uma média de 4:50 min/Km. Um tempo bem melhor do que estava à espera o que não é alheio o facto de à umas semanas para cá ter optado por treinos mais específicos. Os resultados começam a verem-se e eu gosto. ;)

Por curiosidade, se fosse uma meia-maratona, deveria terminar com um tempo abaixo de 1h42m. Parece que estou no bom caminho.

A organização esteve impecável. Não detectei falhas.
No entanto aconteceram algumas situações estranhas relacionadas com as classificações, umas por erros de leitura de chips, outras devido aos habituais usos de dorsais alheios, que muitos de nós já o fizemos, mas que se torna problemático quando o tempo final implica lugares de podium. O importante é que tudo se resolva.

Boas corridas!!!







18 comentários:

  1. Bom tempo! Estou a preparar a minha primeira meia maratona e também estou a treinar para fazer menos de 1h45min. Bons treinos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Boas Pedro, grande prova, parabéns. Estás a evoluir muito. Pelo tempo conseguido e como ainda tens umas semanas, 1h45 está no papo, até diria que 1h40 é realista. Eu tb comecei a melhorar quando comecei a fazer treinos mais especificos (series e rampas)para uma determinada distância e a dar importância ao descanso.Boa sorte para esse objectivo.
    Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, rampas, fartleks, intervalados, rectas, lentos, descanço... começo a perceber a importância.

      Obrigado Carlos. ;)

      Eliminar
  3. Estás no excelente caminho! Grande prestação!

    ResponderEliminar
  4. 1:36:55, muito bom! Tens de partilhar os teus treinos "específicos". ;)
    Acho que podes contar com um PR na próxima 1/2, se tudo correr bem!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de especial, só o habitual... rampas, fartleks, intervalados... claro que moldado ás minhas capacidades.
      A realidade é que os resultados estão a aparecer. ;)

      Beijos!!!

      Eliminar
  5. Pedro, grande tempo!!!
    E eu que só quero fazer 1h50m.
    Os treinos específicos é que são lixados.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor.
      Alguns são lixados mas quando os resultados começam a aparecer dá-nos outro alento.

      Abraço!!!

      Eliminar
  6. É o que digo... qualquer dia voas! :)

    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar
  7. Excelente prova Pedro. Pude acompanhar-te durante algum tempo e vi que tinhas folga ainda para forçar mais. Com mais de um mês até à ponte, podes pensar nas calmas em 1h40m.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. A 1h40m já é uma hipótese (para já só isso), mas não vai ser na ponte. Este ano vou baldar-me. Talvez na meia de Almada ou Setúbal, dependendo dos percursos.
    Vamos ver... ;)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  9. Espectáculo! Fizeste uma excelente prova. Parabéns Pedro.
    Também gostei muito desta prova.
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar