terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lisboa Urban Trail Night Race

No sábado à noite fui até ao Campo das Cebolas para um passeio diferente, o Lisboa Urban Trail Night Race.
Quando soube deste evento e, apesar dos trails, independentemente do género (ainda) não serem a "minha praia", achei que, só pelo facto de passar por bairros típicos da cidade, não poderia faltar.
E ainda bem que fui.

A adesão foi enorme, quer na corrida quer na caminhada. Estava um mar de gente, miúdos e graúdos, homens e mulheres, famosos e anónimos, era à escolha do freguês.
Os frontais na cabeça aliados às t-shirts reflectoras criavam uma visão diferente, única, de um pelotão iluminado.

Com o Ricardo e o Hélder antes da partida

Começamos à hora marcada em direcção ao Cais do Sodré, plano, para aquecer e enganar alguns menos informados.
Na Rua de São Paulo começou a festa, vá de subir até ao Bairro Alto. Curioso, ou talvez não, foi a quantidade de gente a andar com pouco mais de 1 Km de corrida.

Depois foi um misto de sobe-e-desce, mais sobe que desce, até à Calçada da Gloria onde descemos até aos Restauradores. Mas a descida era dura, mais dura que algumas subidas.
Passagem pelo Rossio e Praça da Figueira em direcção ao Martim Moniz. Zonas planas para recuperar o fôlego do primeiro berro.

A partir daqui é que a porca torceu o rabo. Foram cerca de 2 Km sempre a subir até ao Castelo de São Jorge, por ruas e ruelas, escadas e escadinhas, rampas e rampinhas, sítios que não conhecia (não sou muito dado aos Santos Populares) até ao abastecimento bem no interior do Castelo, a olhar para Lisboa bem iluminada e para a Ponte 25 de Abril, isto enquanto aguardava pelos meus companheiros que tiveram que dosear o esforço nas subidas. Eu aproveitei para subir, e subi bem.

Depois... foi mais do mesmo.
Mouraria, Castelo, Alfama, Graça, Panteão, restaurantes, tascas, fados e fadistas, guitarras e guitarristas, os moradores a ver e a aplaudir, ainda sem saber muito bem o que se passava, os clientes dos restaurantes mais interessados em quem passava do que no comer e no beber, os putos nos "Hi5", as bocas bairristas, sempre sem ofender os malucos com as luzinhas na cabeça e camisolas a brilhar... vi de tudo o que nunca tinha visto.

No fim, fui roubado, eu e todos. Roubaram-nos cerca de 3 Km de diversão. Foi uma desilusão quando a prova acabou com cerca de 9 Km. Este é o único reparo à organização.
O tempo, que pouco importa em função das vicissitudes (esta foi boa) da corrida, foi perto dos 69 minutos.


Para se perceber melhor, as fotos (que "roubei" por aí) falam por si. Obrigado aos fotógrafos que as partilharam.
E se houver próxima lá estarei.

Boas corridas...












6 comentários:

  1. Deve ter sido bem interessante!

    Parabéns por mais esta! :)

    ResponderEliminar
  2. Esta é daquelas que vale pelo ambiente. É normal que as pessoas caminhassem na subida após 1km, estavam a poupar-se. Se soubessem que eram só 9km em vez de 12km teriam feito tudo a correr... ;p

    Parabéns e até domingo!

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido uma prova mesmo interessante. Fiquei com alguma pena de não ter ido. Talvez para o ano.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. Também lá estive Pedro e gostei bastante de todo o ambiente da prova. Quanto ao "roubo" o que me foi dito, foi que estavam previstos os 12km mas que a PSP não conseguia garantir o corte de trânsito em todo o percurso.
    PS - Na última foto que colocaste sou o 2º a contar da esquerda. :)

    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar