quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dose Dupla - Lampas / Avante

Pois é, nunca me tinha dado uma destas, mas há sempre uma primeira vez.

Claro que não podia faltar ás Lampas, a minha primeira, e claro que não podia rejeitar uma "borla", ainda por cima perto de casa.

Mas vamos por partes...

Desde Março, altura que fiz a minha primeira meia-maratona, que já pensava na próxima. E a próxima era a 36ª Meia-Maratona S. João das Lampas.
"És maluco!!!" ou "Sabes onde te vais meter???" ou ainda "É a Meia mais dura do país...", ouvi de tudo, mas quanto mais ouvia mais me apetecia ir. E fui...

Cheguei cedo, como é hábito, e sozinho. Desta vez não arranjei companhia. Mas ir sozinho já me preocupou mais, agora não é coisa que me preocupe ou trave. Vou e pronto, até porque já vou tendo muitos amigos e conhecidos. E sempre aparece mais um, foi um prazer Filipe Fidalgo.

Logo à chegada sentia-se que esta não era uma corrida como as outras. Respirava-se algo diferente, caloroso, delicioso...
Levantei o dorsal e voltei ao carro para acabar os preparativos. Rapidamente estava na hora de aquecer e, à hora marcada, o tiro!!!

Comecei no fim, devagar, a ver as vistas a as pessoas, apoiantes e calorosas. Um primeiro "Olá" à Ana Pereira e ao Jorge Branco que cumprimentei pessoalmente pela primeira vez.
Quando saímos de S. João das Lampas aproveitei a descida para começar a evoluir.
Aproveitei uma conversa de ocasião para fazer a primeira "paragem", ligeiro abrandamento para alguns metros de companhia. Não tinha pressa, trocava uns minutos finais por alguns metros de conversa e companhia.
Durou até pouco depois dos 5 Km, numa das MUITAS subidas o meu companheiro vacilou e voltei a estar sozinho.

Sol de pouca dura, pouco depois apanho o Luís Parro e a esposa, outra "paragem". Mais umas conversas e mais umas risadas, boa disposição não falta.
O Luís ficou para acompanhar a esposa e eu continuei, mais uma tirada solitária até nova "paragem", desta feita com o o Franco Wudich e duas colegas dos Run4Fun. Foram vários Km's de amena cavaqueira só desfeita em mais uma subida.

Novamente sozinho cheguei a S. João das Lampas para aquela que, para muitos, é a altura mais difícil da prova, uma passagem na meta mas ainda a faltarem cerca de 8 Km para o final. Uma tortura psicológica anunciada que a mim me passou ao lado.

Logo a seguir apanhei o Paulo Caetano, outro velho amigo. Desta vez a companhia era para durar.

O Paulo anda bem e era a boleia ideal para o restante percurso.
Fomos juntos até ao 20º Km, altura que o Paulo me puxou para aumentar o ritmo. Acompanhei de perto enquanto me foi possível, quase até aos últimos 400 metros. Aí descolei e deixei-me rolar até à meta para terminar com 2h03m39s (2h04m14s). A média andou sempre perto dos 5:50 min/Km salvo algumas raras excepções.

SIM, VENCI AS RAMPAS!!!

Esta é uma daquelas que é para repetir, SEMPRE!!!
Ao Fernando Andrade e à sua equipa organizativa deixo uma palavra especial de reconhecimento pelo trabalho efectuado e com as dificuldades conhecidas. Esta foi por certo das provas mais bem organizadas em que participei, e porque não dizer A mais bem organizada.
 Km's identificados, relógios de 5 em 5 Km, abastecimentos em cada 5 Km, isotónico aos 15 Km, controlo de trânsito super eficaz, linha de meta única, saquinho final bem recheado, inclusive um pacote da melhor batata frita do mundo, melancia fresquinha, etc.
Também o público, a aplaudir, a incentivar, a puxar, a empurrar, as crianças à nossa espera para um "hi5", os chuveiros à porta de casa para que nos refrescássemos, etc.

Tudo isto faz desta Meia-Maratona aquela que é, segundo muitos, a MELHOR Meia-Maratona do país.
Vemo-nos na 37ª edição.


Como se as Lampas não bastasse, no domingo fui a uma das poucas borlas do nosso calendário, a Corrida da Festa do Avante.
Novamente fui cedo e sozinho (será que cheiro mal anda tudo na ronha?).
Como já esperava encontrei alguns "malucos" que, como eu, alinharam na dose dupla, o casal Parro e o Jorge Branco.

No aquecimento vi também o João Cravo, ele já a treinar e a aguardar o inicio da corrida.

Surpreendeu-me a afluência, diz-se que a rondar os 1500 atletas. Talvez pelo simbolismo ou pelo valor de inscrição inexistente, mas era um mar de gente bastante agradável.

Comecei algo lento, as pernas queixavam-se do treino rápido de 12 Km na 5ª feira e das Lampas. Mas à medida que avançava o peso aligeirava e, quase sem dar por isso, estava nos 5:20 min/Km.
Perto dos 5 Km fui abordado pelo Fernando Silva. Reconheceu-me dos contactos "bloguistas".
Fomos juntos num ritmo bem vivo, chegámos mesmo a baixar os 5 min/Km. Um ritmo louco (para mim, claro) que vinha de uma meia-maratona muito dura a menos de 24 horas e o calor apertava bastante.

Por volta dos 8 Km o Fernando ficou algo indisposto e teve que parar. Segui sozinho, nunca subindo os 5:10 min/Km.
Terminei bem com 58m55s, bem acima das minhas melhores expectativas.

Foi um óptimo fim-de-semana.

Boas corridas...


20 comentários:

  1. Parabéns, já fazes back-to-backs como se não fosse nada!
    Toda a gente fala muito bem das ram..lampas :). Quem sabe para o ano.

    Dia 30 lá nos vemos!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é um contra-senso, é muito dura mas sabe tão bem. :-D
      Na próxima estamos lá.

      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Certamente que antes também, mas encontrar-nos-emos na 37ª MMS.João das Lampas no próximo ano! Ainda bem que ficaste fã. Só podia também :)

    Já fiz muitas doses duplas, inclusive num mesmo dia, mas esses tempos vão longe e actualmente eu nem sabia como ia ficar depois das Lampas... Porque se fossem outros tempos, muito provavelmente teria estado também a correr no Avante, prova que em tempos me deu vontade de não lá mais voltar, mas uns anos de descanso, umas edições depois (no ano passado) dei outra oportunidade e deixou-me vontade de voltar outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Ana, vamos à 37ª MMSJL com certeza, e a todas as outras enquanto a saúde o permitir.

      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá, Pedro.
    Parabéns pela excelente estreia nas Rampas do Fernando Andrade. Foi um prazer conhecer-te pessoalmente e trocarmos aqueles 5min de conversa, pena nãoo nos termos encontrato no domingo para mais 2 dedos de conversa. Ainda bem que ficas-te fã da MMSJL, mas como agora já sabes é impossivel não ficar.
    Um abraço e força que o objectivo e dificil mas grandioso.
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe.
      É sempre bom conhecermos os amigos da blogosfera. Teremos mais oportunidades para esticar estes 5 minutos de conversa.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Espectacular! E o grande tempo no Avante após uma Meia como as Lampas, é a prova que o caminho está a ser bem desbravado para uma estreia de sucesso na Maratona!

    Muita força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é João, parece que os treinos começam a sentir-se. Eu próprio não esperava esta prestação em ambas. E, além disso, sem qualquer mazela, um pouco moído mas só isso. Mas sabes que as companhias que tive, apesar de inesperadas, acabaram por ajudar.
      E a "nossa" maratona está quase aí. ;)

      Forte abraço.

      Eliminar
  5. Grande Pedro, estás em grande forma, fazer 2 provas com tão pouco tempo e com tempos excelentes é muito bom.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Por vezes são estas "loucuras" que nos fazem ver como está a nossa forma actual.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Grande maquina!
    Excelente dose dupla a sua!
    Eu também fiquei feliz pois o ano passado dei um "berro" monumental nas Lampas e este ano fiz cerca de 10 minutos a menos e acabei bem mais fresco!
    E o Avante foi só para chegar ao fim mas até se fez.
    As Lampas foi a segunda Meia Maratona da minha vida! Foi em 1983 (!) e fiz o tempo de 1:37:38 mas a prova ainda só tinha 20 km. Mas voltei a fazer a prova o ano passado e agora é para "sempre"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jorge, grande máquina é o meu Amigo, apesar das queixas fez o mesmo que eu.
      Começo a achar que essa história da "raposa manca" é só para enganar e depois dar-nos uma abada. ;)

      Forte abraço.

      Eliminar
  7. Excelente!
    Duas provas em dois dias seguidos e em ambas tiveste muito boas prestações.
    Força para a maratona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Como diz o "poeta" é trabalho, muito trabalho. ;)

      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Muitos parabéns Pedro. Foi mesmo um fim de semana em grande.
    A minha estreia em 1/2 maratonas, está agendada para 24/03/2013 (Ponte 25 de Abril), e pelo que tenho lido em vários blogs e fóruns a de São João das Lampas tem de fazer parte do meu calendário do próximo ano, pois os relatos têm-me deixado com "água na boca".
    Abraço e continuação de excelente preparação para a Maratona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago.
      Eu também me estreei em meias na 25 de Abril deste ano. Sabes o que isso quer dizer? No próximo ano por esta altura já fizeste a meia da ponte, já foste ás Lampas e estás a preparar a maratona. ;)

      Um abraço.

      Eliminar
  9. olá Pedro;

    Isso de ir de amigo até amigo, é uma boa maneira de gerir uma prova. felizmente que existem muitos e dessa forma fazem-se as provas em ambiente de convívio o que é muito bonito.

    Agora boa continuação dos treinos.

    Força.....

    abraço dos Xavieres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, não foi minimamente pensado ou estudado mas que ajuda lá isso ajuda.
      E cada vez há mais amigos no pelotão, além dos amigos de ocasião que surgem do nada e que também contribuem para essa ajuda.

      Um abraço ao Xavier e um beijinho à Xavier. ;)
      Groeten uit Portugal

      Eliminar
  10. Estas la Pedro.. eu la tive de adiar a maratona... ficou as meias para fazer... :) no fds passado foi a do porto..

    Para o ano conto contigo.. o percurso é unico... muito bonito..

    :)bons treinoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, mas passou-se alguma coisa?

      Sobre a ida ao Porto, e como já te disse antes, quem sabe... eu gostava bastante mas o aspecto logístico da coisa precisa ser bem estudado. :-P

      Eliminar