terça-feira, 1 de maio de 2012

31ª Corrida Internacional 1º de Maio


Quase 1500 atletas correram hoje a 31ª Corrida Internacional 1ª de Maio. Mais uma corrida mítica e com um valor de inscrição como já há poucas.

Esta era a minha primeira participação nesta prova e, apesar de não ter estratégia definida, estava a pensar fazer uma corrida mais rápida que as últimas.
Ao contrário do que tem sido hábito, desta vez não tinha companhia, o que me deixava entregue ás minhas ideias e forças.

Deixei a Carla na Alameda onde começava a Mini de 4 Km (ou quase...) e fui para o maravilhoso Estádio 1º de Maio onde era a partida e a chegada. Já estavam bastantes atletas nas imediações do estádio mas acabei por estacionar bem, fora da confusão como gosto mas sem ser muito longe.
Ainda estava no carro a preparar-me e começa a chover. Nada de muito intenso mas o suficiente para chatear.

Depois de chegar ao estádio logo comecei o aquecimento. Não chovia muito mas os pingos eram grossos e frios. Não dava para estar parado.
Tentei encontrar alguma cara conhecida para dois dedos de conversa mas não tive sorte.

No aproximar da hora da partida preferi deixar-me ficar na cauda do pelotão em vez de ir para a partida e ficar parado á chuva. E fui mexendo até ao tiro de partida.

Naturalmente a corrida começou lenta, e mais lenta ficou na saída da pista e depois na saída do parque. Ainda ia muita gente junta.
Já na estrada avistei o João Lima, outro companheiro internauta que ainda não tinha tido o prazer de contactar pessoalmente. Dois dedos de conversa rápida e lá fui.
Apesar de tudo fiz o 1º Km em 6 minutos.

Sempre com a chuva como companhia fui aumentando gradualmente o passo e no 2º Km já estava colado nos 5 min/Km.
Consegui manter este ritmo até ao Saldanha onde veio a descida para o Rossio, agora já sem chuva desde os 4 Km's. Como tinha ouvido e lido bastantes (más) informações sobre a subida da Av. Almirante Reis resolvi acelerar um pouco na descida para compensar alguma eventual perda na subida.
Nos Restauradores estava o primeiro abastecimento. Aproveitei para comer também um gel que levava, quase um piquenique no Rossio.

Até ao Martim Moniz foi quase um passeio e aí, no Km 9, veio a tal subida. MEDO!!!
Reduzi o andamento e o 10º Km fiz em 5:22m (mesmo assim não foi mau). Mas estava bem, bem demais, surpreso pela minha condição. Dos 5:22m acelerei para 5:16m e depois para os 5:04m, muito por "culpa" de um companheiro, Sr. José Gordilho dos "Os Indomáveis" que ia pouco mais rápido que eu e que resolvi acompanhar. Quase nem dei pelo 2º abastecimento.

Depois de endireitar no Areeiro foi um "passas tu, passo eu". Até que já no último Km fomos lado a lado, num esforço conjunto.

Na entrada do parque optei por uma trajectória mais "limpa" ao contrário do meu parceiro que ficou no "trânsito". Quando entrei na pista olhei para trás e "puxei" por ele. Estávamos no fim e não era merecido esquecer-me daquela ajuda que, mesmo inconscientemente, ele me deu.
Fizemos os últimos 200m lado a lado e assim cruzámos a meta... com 1h14m00s. Menos cerca de 8 minutos que nas Lezírias. Fiquei eufórico, que grande tempo, nada dentro das minhas melhores expectativas situadas perto da 1:20:00h.
Agradeci a ajuda ao companheiro, um cumprimento, o saquinho das prendas e lá fui alongar um pouco.

A Carla já estava á espera. Tirámos uma foto para a posteridade e á saída ainda vimos a Ana a entrar no estádio. Só deu para um grito de alento e nem vi o João Cravo que a acompanhava. Desculpa João, ainda não foi desta que falámos.

Quanto á organização, nada de especial a apontar. Correu tudo bem (pelo menos comigo) o que contribuiu para uma manhã bem passada.

Boas corridas...




9 comentários:

  1. Foi um prazer, amigo, e muitos parabéns pelo incrível tempo!
    Estás com uma margem de progressão fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, assim parece. Mas ainda tenho que perder mais uns quilinhos, 2 ou 3 era o ideal.
      Mas vai lá... ;)

      Eliminar
  2. Parabéns Pedro, muito bom!
    (E tens de criar uma página para partilhares as conquistas da Carla ;) )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      O blog da Carla é que já é mais complicado. Pode ser que ela use o meu para "dizer" o que lhe vai na alma. ;)

      Eliminar
  3. Só agora vi o seu blog , parabéns pelo excelente trajecto, para quem só queria baixar os 100kg fazer 1:14 aos 15km é obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim.

      Bem-vindo e obrigado pelo comentário.
      Vá aparecendo... ;)

      Eliminar
  4. Ainda te vi na parte final, mas naquela altura tinha sido complicado parar :P

    Havemos de nos encontrar numa próxima prova.

    1:14 aos 15Km é mesmo um excelente tempo. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, naqueles últimos metros é impensável sequer olhar, quanto mais parar. ;)
      Estou a pensar ir á Costa no domingo. Pode ser que nos encontremos por lá.

      Eliminar
  5. E esse grito de alento foi bem ouvido e deu-me mais uma forcinha, pois se é verdade que vinha bem, também não ia propriamente folgada e precisava de força para chegar à meta!

    E tu fizeste uma óptima prova!

    ResponderEliminar