terça-feira, 15 de maio de 2012

100 Maratonas com 100 Amigos

Onde é que eu estava com a cabeça? Levantar-me a um sábado ás 4:50h para ir correr 30 Km? CLARO QUE VOU!!!
Os principais preparativos estavam feitos de véspera, faltava só comer, equipar e zarpar.

Esta prova-convívio "100 Maratonas com 100 Amigos" era uma prova não-oficial e solidária que se destinava a comemorar a 100ª Maratona (incluindo ultra-maratonas e afins) do Luís de Sousa, já meu conhecido desde 1994.

Bom dia Lisboa!
Cheguei ao ponto de encontro pouco passava das 6 da manhã. Já lá estavam sensivelmente... 0 (zero) pessoas. Claro que, se a hora marcada eram 6:30h, estavas á espera de quê?
Estacionei o carro e fui ver o nascer do dia.

Perto das 6:30h lá começaram a chegar aos poucos os outros malucos e o anfitrião. A distribuição das t-shirts e dos dorsais (só os participantes da maratona tinham t-shirts personalizadas) foi feita de forma rápida e eficiente.
As excelentes t-shirts técnicas ASICS eram todas iguais para sabermos quem éramos durante o percurso, amarelas para os homens e roxas para a mulheres.

Quando já estava a aguardar pela partida de autocarro para os locais das partidas avisto o Fernando Andrade,  mais um amigo da "blogosfera" mas que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer pessoalmente. Tive muito gosto Fernando. ;)

O grupo dos 30 Km.
Quase sem atraso (coisa rara neste tipo de eventos) partimos em quatro autocarros para o local da partida na Estrada da Lagoa Azul, próximo à Penha Longa.
Depois de algumas fotos da praxe o do "briefing" sobre os pormenores da prova, á hora certa deu-se o tiro de partida para cerca de 140 maratonistas.
Nesta altura arrancámos no único autocarro que restava para a partida dos 30 Km, na Praia do Guincho, ao Km 12.

O que estava estipulado era que teríamos que aguardar pela passagem do primeiro grupo da maratona para depois partirmos. Por volta das 9h partimos.

Os primeiros metros...
Logo de inicio juntámos um grupo de quatro atletas num ritmo na casa dos 6 min/Km. Era exactamente o que tinha pensado.
O tempo estava óptimo, temperatura amena, céu encoberto e uma ligeira brisa marítima.
Ainda antes de chegarmos a Cascais um dos parceiros de grupo descolou, numa altura que o nosso ritmo baixou ligeiramente. Não me preocupei.
Em Cascais entrámos para o passeio marítimo. Seria o percurso preferencial daqui até Algés (sempre que possível, claro).

Pouco depois dos 12 Km, depois de um dos muitos e recheados abastecimentos (água, gel, gomas e barras energéticas, etc.), fiquei sozinho. Foram 8 Km de muita monotonia, ou era passado por atletas mais rápidos ou passava por atletas mais lentos, mas ninguém ao meu ritmo. Foi a pior altura e pior ficou quando abriu o sol. Nesta fase já havia muitos atletas a andar (má preparação?).
O trio na Estrada do Guincho.
Acabei por "não conseguir" manter o meu ritmo e aumentei ligeiramente o andamento, fundamentalmente para se tornar menos monótono, chegando a andar abaixo dos 5:30 min/Km.

Quando voltámos ao passeio marítimo em Oeiras apanhei o parceiro inicial que tinha fugido. Ainda fizemos alguns quilómetros os dois até ele ter fraquejado e ter abrandado o ritmo. Uma vez mais lá fui sozinho.

A partir dos 25 Km comecei a sentir as pernas pesadas mas estava muito bem a nível respiratório e nem parecia que já tinha 2h30m de corrida. Tinha entrado em "terra-de-ninguém", nunca tinha corrido tamanha distância.
Cada vez passava por mais gente a andar. Era uma grande tentação que consegui contrariar e manter-me sempre a correr.

Em Oeiras, bem disposto a brindar
os apoiantes.
No último abastecimento, já na Cruz Quebrada, optei por não parar (nos anteriores tinha parado para melhor beber as bebidas energéticas em copo). Se parasse podia ser mais problemático voltar a correr. Optei por hidratar bastante mas sempre em andamento, até porque o ritmo já era lento e uma águinha a mais não ia fazer mal. E já só faltavam 3 Km's.

No passeio marítimo de Algés juntei-me a dois atletas da maratona que iam num ritmo pouco inferior ao meu. Troquei de bom grado uns segundos no final por companhia.
Nos últimos 2 Km ficámos só dois.
Já não corríamos devagar, era mais um arrastar rápido. Ia-mos perto dos 7 min/Km mas com uma ajuda e motivação mutua que nos levou até á meta.

FINISH!!!
Cortámos a linha de chegada com um cumprimento especial e sentido. Sabemos que aqueles últimos quilómetros passaram bem mais rápido com a nossa entreajuda.

Terminei com 3h09m04s, tempo de chip, uma média de 6:10 min/Km.

Apesar de ter apontado para as 3 horas, vários factores podem ter levado aos 9 minutos extra e á dificuldade nos últimos 5 Km's, o treino pesado da semana passada, o aumento de ritmo durante alguns quilómetros, o calor, etc. Mas garantidamente a minha preparação ainda não é adequada a esta distância. Nada que mais uns treinos não possam resolver.

Foi uma manhã excelente onde também pude conhecer novos atletas e rever alguns amigos de longa data.
Vemo-nos, quem sabe, nas 200 Maratonas com 200 Amigos. ;)

Boas corridas...


8 comentários:

  1. Já estou como o Nainho, mais um bocadinho e fazias os 42km! ;p Estou a brincar, tudo a seu tempo e estiveste muito bem!

    Ainda esta semana estava a pensar em como a maioria das provas começa tão tarde... e agora com o calor é complicado. Bem, 9h já não foi mau de todo!

    Quando for as 200 Maratonas com 200 amigos também vou! eheh ;D

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Grande prova Pedro. 30 estão feitos, mais uns treinos e fazes os 42Km

    Bons Treinos
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Pedro , acho engraçado chamar de malucos a quem corre , eu também utilizo muito esse termo , por várias vezes digo que sou maluco, mas mais vale ser maluco assim.Se poder vá treinando e venha á maratona do porto , é fantástico .Estou para ir para a ajudar a minha esposa a fazer a 1ª a um ritmo de 6/km.abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boa Pedro e bom treino :)

    acho q podias fazer a estreia cmg na maratona do porto em 28 de outubro de 2012 :)

    Pensa nisso... Bom treino :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelo vosso feed-back.
    A Maratona do Porto está nos meus planos. Já ouvi elogios em todos os factores desta prova, organização, percurso, etc. E será uma óptima oportunidade para melhorar o (pouco) conhecimento que tenho da cidade invicta.
    No entanto acho que ainda não vai ser este ano, até porque a distância faz com que ida ao Porto tenha que ser planeada com algum cuidado e atenção.
    Estou a contar estrear-me na Maratona de Lisboa em Dezembro. O plano de treinos já está criado e, se não houver nenhum imprevisto, lá estarei. ;)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns amigo. Está treinando de forma eficiente. Logo chegará aos 42 KM e daí não sairás!!

    Coloque como desafio correr a maratona de Boston na sua faixa etária

    Abraço

    Eduardo

    ResponderEliminar
  7. Parabéns amigo. Está treinando de forma eficiente. Logo chegará aos 42 KM e daí não sairás!!

    Coloque como desafio correr a maratona de Boston na sua faixa etária

    Abraço

    Eduardo

    ResponderEliminar