domingo, 29 de abril de 2012

7ª Corrida do Sport Lisboa e Benfica

Hoje fui até ao Estádio da Luz para aquela que foi a minha primeira repetição de uma prova, nesta minha ainda curta "carreira" atlética.
Diz-se que eram mais de 10.000 atletas. É obra...

Mais uma vez fui sem qualquer pretensão de tempos, fui acompanhar o Ricardo na recuperação e também o facto da Corrida do 1º de Maio ser já na 3ª feira não dava aso a grandes velocidades.

Enquanto esperava pelo Ricardo, pelo Hélder e pelo Fernando tive a oportunidade de conhecer a "Menina" que chegava com a família. É sempre giro conhecer os amigos anónimos com quem tanto partilhamos.

Depois do grupo reunido lá fomos para o local da partida para um ligeiro aquecimento.

A partida foi dada com 10 minutos de desfasamento para a mini de 5 Km's o que foi bastante benéfico. Apesar disso havia bastante gente a andar na prova dos 10 Km's. Não percebi...
Começámos perto do ritmo que levámos praticamente toda a prova, 6 min/Km, que era bastante agradável para mim e o adequado para o Ricardo testar a condição física.
Para o Fernando é que era lento demais e aos 2 Km's descolou de nós.

Pouco depois encontrei mais uma companheira bloguista, desta vez a Ana na sua preparação para a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro. Está quase... ;)

A já celebre passagem no interior do estádio embelezou o percurso. É sempre um momento agradável estar "do outro lado".

A 2ª metade da corrida não teve grandes motivos de interesse, pelo menos até á subida final, novidade este ano.
A recta da meta, também esta diferente este ano, foi feita num sprint final bastante divertido mas vigoroso, a gastar as forças do Ricardo que ainda restavam. Um fartote! :-D
Acabámos com 1:00:50h, pouco acima dos 6 min/Km inicialmente previstos e com uma recepção especial, uma chuvada á antiga. Depois da prova ter sido completamente seca era escusado aquele diluvio final, que fez com que tudo o que servisse de abrigo estivesse apinhado de gente.
Resolvi ampliar a prova e fazer cerca de 2 Km's extra até ao carro.

Quanto á organização, pareceu-me bastante eficaz. Algumas ligeiras alterações no percurso mas que, na minha opinião, não tiveram grande interferência na qualidade do mesmo. E aquela subida final ajuda a apimentar o final da prova.
Queria destacar também o facto de terem havido 3 abastecimentos no decorrer da prova. Nada normal para provas desta distância onde habitualmente só há 1 abastecimento.

Resumindo, foi uma manhã bem passada.

3ª feira há mais, na Corrida do 1º de Maio.

Boas corridas...



10 comentários:

  1. É impossível teres terminado com 01:00:50 porque eu acho que não tornei a passar por ti e no meu dizia 01:00:44! E o meu NÃO PODE estar mal, tem de ser o teu! :) (A não ser que estejas a falar do relógio "oficial" que estava na meta e, nesse caso, cheguei depois).
    E também já só apanhei chuva quando cheguei.

    Prazer em conhecer e encontramo-nos por aí, em outras corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que passaste por mim, porque este tempo foi o meu tempo real. Deve ter sido quando aceleraste, nem nos vimos. ;)

      Eliminar
  2. Praticamente chegámos ao mesmo tempo, a diferença é que eu não ia assim na "descontra". Ia com a desculpa de ajudar a Pizza que fez hoje a sua 1ª Corrida, mas na realidade se fosse sozinha não faria muito diferente, até podia fazer mais tempo...

    E sim, o Douro está à porta...

    E lá nos voltaremos a ver no 1º Maio, desejo-te desde já boa prova

    ResponderEliminar
  3. Boa prova Pedro, este ano optei por passar esta prova, achei que fazer a do 25, benfica, 1º de maio e meia da areia era mta coisa junta em pouco tempo.

    3ª lá estarei tb na do 1º de maio, pode ser que nos encontremos por lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu pensei no mesmo, até porque estava indeciso entre a meia na areia (mesmo ao pé de casa) e a meia de Setúbal. Mas como facilitei um pouco com os treinos depois da meia da ponte achei que não me devia aventurar já noutra meia. Por isso vou fazer estas 3 e no domingo junto um treino na Costa com o apoio ao pessoal da meia.
      Até 3ª então. ;)

      Eliminar
  4. Olá, Pedro Carvalho.
    Assim é que é o espirito, mais uma prova numa manhã bem passada a conhecer os amigos desconhecidos da blogesfera corredora.
    Parabéns pela Boa Prova e acima de tudo pelo espirito com que "enfrentas" a corrida.
    Abraço
    Filipe Fidalgo
    http://www.corredordedomingo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe.

      Obrigado pelo comentário.
      De facto há provas que queremos melhorar o nosso último tempo, nessa prova ou na distância. Mas também sabe muito bem fazermos uma ou outra prova em ritmo de passeio, a ver caras (conhecidas ou não) e pormenores que ás vezes com a concentração competitiva nem reparamos reparamos.

      Um abraço e boas corridas.

      Eliminar
  5. Vou ser muito sincero: gostei da prova, convivi e fiz um óptimo tempo mas achei a organização muito fraquinha (e vou ser bastante crítico).

    Primeiro, t-shirt não técnica por nove euros de inscrição? Segundo, não sei se têm razões de queixa relativamente à cronometragem mas eu fiz um tempo (vi à chegada no cronometro e o garmin confirma), no entanto o meu tempo oficial tem mais 4m. Ainda sobre a cronometragem, numa prova desta dimensão só temos tempo de chegada? Não há tempo de chip? Terceiro, quando cheguei perto da meta, altura em que pessoal tipicamente dá o sprint final, também estavam a chegar pessoas da caminhada: sou só eu que acho isto perigoso?

    Resumindo: um clube grande, como é o Benfica, habituado a organizar eventos, tem de ter muito mais cuidado com este tipo de coisas e aprender com os erros. E no processo baixar o preço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo apesar de não ter tido o problema da cronometragem (nas provas sem controlo de partida não ligo muito á cronometragem oficial).
      No caso da t-shirt, nada a dizer. E ainda acrescento, na minha opinião deveria ser uma t-shirt mais "sobria", menos á Benfica, como a do ano passado que nos permite treinar sem chamar muita atenção.
      Quanto ao final "á molhada", neste tipo de prova (provas markting como a Corrida do Tejo ou as Meias-Maratonas das pontes) temos que estar preparados para estas questões. Não são de todo as provas ideais para tempos e sprints finais, apesar de eu ter feito com os meus companheiros um vigoroso e divertido sprint final sem incomodar e sem ser incomodado, uma sorte.
      Esperemos que a organização melhore alguns pormenores no próximo ano.

      Eliminar