domingo, 4 de março de 2012

A minha 1ª vez...

Hoje foi a minha 1ª vez... em Belém. ;)
Já estava pensado e hoje lá fui fazer um treininho na zona de Belém, mais concretamente entre Algés e o Cais do Sodré, ida e volta.
Como foi o treino longo tive bastante tempo para ver as vistas. Além da paisagem, foi óptima a companhia. Apesar de ir sozinho não sabia que havia tanta gente a fazer desporto, corrida, ciclismo, patinagem, pedestrianismo, "empecilhianismo" (são os empecilhos que, com tudo vazio, teimam em ir a passear nas vias do desporto), etc. Por vezes quase que parecia uma prova.
No geral adorei e irei repetir certamente. Aconselho a quem ainda não experimentou que dêem um saltinho a esta zona e desfrutem.

Quanto ao treino, foi muito positivo até à viragem no Cais do Sodré. Pus um ritmo próximo do que quero fazer na meia-maratona mas na volta, o vento, por vezes a fazer-se sentir demais, fez com que tivesse que baixar o ritmo. Para todos os efeitos era a primeira vez que fazia esta distância e não queria forçar demais.
Apesar do percurso totalmente plano e depois do gel aos 12Km, comecei a sentir a falta de água. A cereja no topo do bolo foi quando aos 18Km, já bastante estafado, entrei por um caminho sem saída. Psicologicamente caí completamente. Depois de inverter a marcha foi um quase arrastar até aos 20Km.
Terminei ainda distante do ponto previsto mas aproveitei para fazer uma recuperação activa. Ainda foi perto de 500m de passeio. Mas valeu a pena.



Na próxima semana temos as Lezirias. E a meia cada vez mais perto.

Boas corridas.



10 comentários:

  1. Que é isso do gel??? O vento é tramado sim, quando vem de frente dá cabo de nós! E a aguinha também faz muita falta nesses percursos gigantes. Fizeste uma prova muito boa, mesmo com todos esse "precalços" :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.decathlon.pt/PT/compota-de-macas-201374549/

      Há vários sabores e ajudam a repor as percas durante o exercício. Normalmente, acima de 15Km, levo sempre um. Bebo entre os 10Km e os 13Km em função da distância total.

      Eliminar
    2. Esclarecida! Eu cá gosto é de um Powerade a seguir à corrida :-)

      Eliminar
    3. Também, isso (ou parecido) e água. Hoje foi quase 1,5l no fim do treino.

      Eliminar
  2. :) Por causa do "empecilhianismo" é que evito correr aos Domingos de manhã, a não ser que seja beeem cedinho! Zona de Alcântara, Belém, Algés tem sempre bastante gente a praticar desporto, é bom ver!
    Mesmo com obstáculos, bom treino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Para a próxima irei mais cedo ainda. Acho que se começar por volta das 9h. já ajuda porque só na volta apanhei esta raça estranha de transeuntes.
      Mas foi a 1ª vez, tinha alguma margem para aguentar algum percalço. ;)

      Eliminar
  3. Parabéns pelo treino e adorei o termo , "empecilhianismo" !

    ResponderEliminar
  4. Ganda Pedro...
    Fizeste uma quase uma meia...muito bom, rapaz.
    Sim senhor...
    Bruno Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso.
      E tu vê lá se tiras o rabo da cama. Pelo menos fazíamos um treininho ao domingo. Engatamos o Fernandinho das viroses e dávamos uns passeios devagarinho.

      Abraço.

      Eliminar