quinta-feira, 15 de março de 2012

Corrida das Lezírias 2012

Atrasou mas chegou...

Bela manhã de sol e algum calor para as minhas estreias, na distância e na prova.
Chegámos cedo para fazer tudo com tempo, como gosto sempre de fazer. Dorsais, café, equipar e aquecimento, como mandam as regras.
O objectivo estava traçado, testar os 5:40 min/Km previstos para a Meia-Maratona de Lisboa.

Os 3 estarolas á entrada para
 as Lezirias
Apesar da ideia ser começar algo lento e ir ajustando o andamento, no 1º quilometro "encostámos" logo nos 5:42 min/Km. Foi bom e, algo inconscientemente, fomos melhorando o andamento.
Estávamos bem e facilmente chegamos a 5:16 min/Km no quilometro 4. Depois ajustámos numa média na casa dos 5:25 min/Km, já na terra batida.

Aos 5 Km começou-se a falar do abastecimento programado para esta distância e que não chegava. Sinceramente não me causou grande transtorno em função do hábito que tenho em treinar sempre sem água, mesmo nos treinos longos. Mas a malta queixou-se, ainda por cima com o calor que estava (18º? E quando chegar o verão?).
Por volta dos 6,5 Km lá estava o tão aguardado abastecimento. Um golo de água, uma molha na careca, mais um golo de água, e siga.

Os 3 estarolas á saída das Lezirias
Esta fase foi para apreciar as vistas. O andamento estava bom e tranquilo e deu para ver os cavalinhos, os campinos, o rio, a margem norte, etc.

Por volta dos 8 Km entrou-se numa zona de piso mais irregular. Foi uma altura de maior atenção até porque o espaço para ultrapassar ou ser ultrapassado era muito limitado. E assim foi até ao 2º abastecimento.

Perto dos 11,5 Km estava então o 2º ponto de abastecimento. Uma vez mais um golo de água e limpeza da zona capilar.

Já no "sprint" final... de 2,5 Km
No regresso á estrada aos 12 Km iniciámos o ataque á fase final da prova. Tinhamos combinado apressar o passo nos últimos 2 Km, para os 5 min/Km pensei eu. Puro engano.
Começámos a abrir o passo ainda na subida para a ponte e, aos 13 Km aproveitámos a descida para embalar e atacar os últimos 2 Km como combinado.
Foi BRUTAL!!! Sem olhar para o Garmin para não distrair deixei-me ir á boleia. E que boleia.
Só no fim vi, 4:35 min/Km aos 14 Km e 4:21 min/Km aos 15 Km. Ainda faltavam 400 m (segundo o Garmin) que não estavam previstos. Mesmo assim, e com alguns companheiros mais lentos que me barraram o caminho, ainda fiz esses 400 m em 4:16 min/Km. Nunca tinha andado tão depressa e durante tanto tempo.

Tranquilo
Acabei com 1:22:07 h. Bem abaixo do previsto e com boas perspectivas para a Meia-Maratona.
Um saquinho, uma águinha (aqui sim, fazia falta), um isotónico e CASA!!!

No geral, adorei e é para repetir. Haja saúde!








Quanto á organização, pessoalmente não tive qualquer razão de queixa. Mas sei que houve vários problemas.
Parece que os menos rápidos não tinham água nos abastecimentos. No entanto eu vi atletas com 2 e 3 garrafas. Para mim chama-se respeito pelo próximo e educação. Assim não há organização que resista. E, na minha opinião, não consigo perceber a necessidade de 2 ou 3 garrafas de água aos 6 Km. Será que esta gente, num treino longo, corre com garrafões ás costas? Ou os treinos são só até 5 Km? Desculpem mas não percebo.

Também já li que os últimos sacos tinham t-shirts estragadas e, inclusive, faltaram sacos para vários atletas. Aqui sim, acho uma falha imperdoável, sem desculpa.
Em todo o caso, quando há filas para as águas ou bebidas isotónicas ou mesmo para a fruta e, alguns "chicos-espertos" teimam em furar as filas não me admirava que alguns levassem também algumas recordações para a família.


E agora vou para a caminha que se faz tarde. ;)

Boas corridas...


6 comentários:

  1. Parabéns pelo objectivo altamente ultrapassado! Força para a Meia!

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito de participar e de ter tido a tua óptima companhia!
    Hoje vamos treinar juntos? :)

    ResponderEliminar
  3. Uma prova pra nunca faltar. Faço todos os anos... e este gostei muito do novo trajecto... Parabéns pelo desempenho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Pedro! Bom relato do acontecimento! :)
    Quando for grande vou correr assim ;). Depois quero ler tudo sobre a Meia!

    Bons treinos

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelo apoio.

    Boas corridas...

    ResponderEliminar