terça-feira, 27 de março de 2012

22ª Meia-Maratona de Lisboa EDP

Confesso que estava com muito receio desta que era a minha 1ª Meia-Maratona. O que ouvi e li sobre a organização, o excesso de participantes, o valor de inscrição, etc., fez com que pré-cotasse esta prova como problemática e fez-me também temer pelo atingimento do meu objectivo, baixar das duas horas. Puro engano!

Achei por bem programar tudo com tempo para que não houvessem imprevistos e preparei-me psicologicamente para o que pudesse acontecer de pior. 

Chegámos á praça das portagens por volta das 9:15h. Aí desapareceu o primeiro fantasma "muito tempo para chegar á partida", e logo tentámos posicionar-nos o melhor possível. Claro que quem apanha os últimos transportes ou chega em cima da hora não se safa.

O tempo passou rápido e, de repente, lá estava o tiro de partida.

Começámos lentos em função do aglomerado inicial mas acabou por ser benéfico para servir de aquecimento que ainda não tinha sido feito, exceptuando alguns alongamentos. Mesmo assim andámos nos 6 min/Km o que não foi nada mau para o publicitado, "só vais conseguir correr em Alcântara".

Com o Zeca e a  Eliana Lyra (BRA)
A meio da ponte já estava tudo normal e os 2º e 3º Km's foram feitos em cima dos 5 min/Km. Tinha que abrandar, era muito abaixo dos 5:40 min/Km que tinha programado e não sabia o que me esperava.
A partir da descida de Alcântara conseguimos regularizar o andamento entre os 5:20 e os 5:30 min/Km e lá fomos indo. 
Primeira passagem pelo fotógrafo pessoal de serviço, Papai.

Pouco depois começaram a passar os primeiros com o Rui Silva lá pelo meio da armada africana. É pá, os homens pareciam que iam de mota. Que andamento.

Estava tudo tranquilo, pulsação baixa, temperatura agradável (não achei que estivesse muito calor) e os abastecimentos serviam mais para lavar a cara e a cabeça do que para beber. Mas tinha que hidratar, impunha-se.

As bandas tocavam boa música e o publico ia ajudando, principalmente os estrangeiros, sempre animados e a animar a malta.

Com o Zeca e a Maria Puglisi (ITA)
O andamento estava perfeito e tranquilo, numa média a rondar os 5:30 min/Km, e os quilómetros iam passando. Sem quase dar por isso já estávamos na Praça do Comercio, na primeira viragem. E lá continuámos. 
Mais música, mais apoio popular e Alcântara já estava ao virar da esquina. Começámos a ter a companhia do pessoal da Mini-Maratona, o que serviu de distracção.
Na primeira passagem pelo CCB, a segunda passagem pelo fotografo pessoal. Foi rápido, de Alcântara a Belém.

Na fase final
Quando começámos a chegar á viragem em Algés, a cerca de 3 Km da meta, comecei a aumentar o andamento. Já o tínhamos programado e assim o fizemos. 
Estava bem, cheguei aos 4:47 min/Km (após 18 Km, na 1ª meia, foi surpreendente mesmo para mim) e mantive até final, enquanto passava pelo tal fotografo novamente e pela minha "Gorda", toda bem disposta e fresca, que já tinha terminado a sua primeira prova (ou mini-prova). Quem sabe se no próximo ano não fazemos os dois a Meia.
Na recta final ainda houve forças para acelerar num sprint final.

Acabei com o tempo de chip de 1:54:20h. e com um turbilhão de emoções que consegui controlar... dificilmente.

Foi excelente, mas com uma sensação que podia ser melhor. As forças que tive no final fizeram-me crer que podia ter forçado mais o andamento e, talvez, ter encostado na 1:50h. 
Mas fiquei satisfeitissimo. Foram doze semanas quase perfeitas, quebradas só por uma ou outra ligeira lesão.
Foi a primeira de muitas meias que espero fazer e cada vez a distância vai aumentando. 
A Maratona de Lisboa já está pensada. O tempo dirá se os 42.195 m serão feitos este ano ou não.

Quanto aos fantasmas que tinha, não se verificaram.
A organização esteve quase perfeita, muitos abastecimentos, muita assistência médica, muita animação. Não tenho razão de queixa.
Claro que quando se juntam 37000 pessoas há situações que temos que estar preparados para aceitar como "normais". Quem não estiver preparado não pode participar, porque é injusto culpar a organização por situações incontornáveis, até porque continua a haver muita falta de educação de alguns (pseudo) atletas que provocam situações problemáticas para os restantes. Não há a mínima preocupação ou respeito com o "próximo" e não há organização que resista.

Resumindo, adorei e é para repetir.

Boas corridas...









8 comentários:

  1. Eu também gostei e que venha a próxima...!
    Gostei também de ter tido a tua óptima companhia, obrigado. :)

    ResponderEliminar
  2. Parabens Pedro.. agora é seguir um plano para menos de 1h45min...
    A tua capacidade de dedicação a um plano vai te levar longe...
    Eu bem tento seguir o plano .. mas loool

    Parabens duplos pela prova e pela cronica no blog

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e venha mais. Potencial há muito, como já se viu!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns! Que tenha sido a 1ª de muitas!!!

    A nível nacional, permita-me sugerir a Maratona do Porto, que é na minha opinião, e não só, a melhor que por cá se faz! E opino com experiência própria.

    ResponderEliminar
  5. Sim senhor, gostei de ler!
    Parabéns pela prestação e é giro ver que estavam sempre a sorrir nas fotos, sinal que estavam a gostar da experiência. o que, para mim, é tão ou mais importante que o tempo (em que também estiveste bem!) :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Pedro! É uma sensação fantástica chegar ao fim da 1ª Meia Maratona. Que seja a primeira de muitas meias e um primeiro passo para a Maratona.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelo apoio.
    Espero que esta minha sensação de dever cumprido e satisfação traga motivação a outros(as) que, com maior ou menor experiência (como no meu caso), ainda duvidam das suas capacidades.

    ResponderEliminar
  8. Vê lá se não levas com uma garrafa de água da cabeça...

    ResponderEliminar