terça-feira, 9 de junho de 2015

14ª Corrida do Oriente - Casino de Lisboa

(foto: AMMA)
Pela primeira vez estive presente à partida da Corrida do Oriente. 
Apesar de saber da existência de algumas zonas de empedrado, sendo o percurso maioritariamente plano, iria arriscar um andamento mais forte. 
Mesmo não estando a preparar nenhuma prova mais a sério, este seria um bom teste para a próxima Corrida das Fogueiras, onde irei tentar melhorar o meu melhor tempo nesta prova.

O inicio foi rápido e os dois primeiros quilómetros foram feitos abaixo dos 4'20'' /Km . Apesar do número elevado de atletas lentos (e muito lentos) que teimam em ocupar as primeiras filas à partida, o facto das avenidas serem largas ajudou a não perder muito tempo.

Quase quase...
O 3º Km foi mais lento. Algumas subidas, apesar de ligeiras, fizeram o ritmo baixar para perto dos 4'30'' /Km. Mas depois voltei a encostar nos 4'20'' /Km.
Apesar do calor sentia-me bem e o facto de quase não haver sol ajudava a manter a sensação de calor em níveis suportáveis.

Até aos 6,5 Km's mantive o ritmo forte, cheguei mesmo a pensar que poderia bater o meu melhor tempo, mas com a entrada na zona de pior piso, com o abastecimento e com o cansaço acumulado, voltei a baixar o ritmo. Foram cerca de 1,5 Km's a lutar e pensei mesmo que já não tinha mais nada para dar, mesmo fugindo do empedrado para o passeio, onde o piso era menos irregular.

Na meta!
(foto: AMMA)
Mas ao sairmos desta fase de pior piso voltei a ganhar força. Aproveitando a boleia de um atleta ligeiramente mais rápido voltei a aumentar o ritmo.
À entrada para o último quilómetro acelerei o que pude mas aquelas últimas centenas de metros novamente em empedrado dificultam a passada.

Terminei com 44m08s, média de 4'25'' /Km, o meu 2º melhor tempo aos 10 Km's, ficando a uns meros 23 segundos de bater o meu record da distância. Definitivamente os 3º e 8º Km's tiraram-me o PBT. Mas foi um óptimo aperitivo para a Corrida das Fogueiras.

Fui...




9 comentários:

  1. És uma máquina. Se não bates record, fazes o 2º melhor! :)

    Um abraço e parabéns :)

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor....grande tempo! Estás uma máquina Pedro!
    Força para as Fogueiras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa Pedro! Estás a apontar para que tempo nas Fogueiras?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baixar a 1h10 é o principal e depois tentar encostar o máximo possível nos 4'30'' /Km.
      A ver vamos... ;)

      Abraço!

      Eliminar
    2. Vais conseguir, já eu este ano apenas vou rolar provavelmente! A menos que o fisioterapeuta me deixe alargar a passada.

      O ano passado fiz lá 1h01'34", este ano não vou ficar nem perto disso

      Abraço

      Eliminar