quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As minhas São Silvestres


Como é habitual, ano que é ano não acaba sem, pelo menos, uma Corrida São Silvestre. E comigo não foi excepção.

Depois da São Silvestre Pirata do Monsanto e da São Silvestre Lunar, ambas "a brincar" num excelente convívio, estava previsto ir só à São Silvestre dos Olivais. Não me inscrevi na São Silvestre de Lisboa porque achei o valor demasiado elevado e não sou muito dado a "piratarias" deste tipo, e a São Silvestre da Amadora estava fora de questão (infelizmente) por questões logísticas da passagem do ano. Mas este ano não falho.

Por infelicidade do Hélder que está lesionado, acabei por marcar presença em Lisboa com o dorsal dele, com a companhia do Fernando (este também com um dorsal oferecido pelo Bruno, também lesionado) e do Ricardo.

Como estava previsto acompanhar um estreante nos Olivais, optei por fazer Lisboa num ritmo mais vivo, até porque a companhia do Fernando é sinonimo de boas provas.

A prova correu bem apesar de só ter imposto o ritmo previsto aos 4 Km's. Até lá foi um desgastante zig-zag por entre atletas mais lentos. O inicio nos sub-60 mas já com alguns +60 misturados não permitiu um começo melhor.

A partir dos 4 Km's conseguimos então baixar os 5 min/Km... até ao quilómetro seguinte, quando começou a subida da Av. da Liberdade. Apesar da subida, até ao Saldanha conseguimos manter um ritmo pouco acima dos 5 min/Km. E ainda deu para uma amena cavaqueira com a moto da SIC. Ainda gerou 5 segundos de fama na reportagem da prova.

Depois do Saldanha foi "pé na tábua" até à meta nos Restauradores. O último quilómetro foi feito em 3m50s.
Acabámos com 48m51s, o que não foi nada mau tendo em conta os 4 quilómetros mais lentos e a subida do Rossio ao Saldanha de quase 3 quilómetros.



No dia (noite) seguinte fui então aos Olivais. Foi a estreia do meu cunhado que tinha como distância máxima corrida uns meros 6 Km's e em passadeira.

Começámos calmos, a minha ideia era apontar aos 55m a 60m.
Andámos próximo do previsto mesmo com um inicio a descer seguido de uma longa subida.
Na zona do Olivais Shopping era a descer até ao Parque Expo. Aí embalámos um pouco até baixarmos ligeiramente os 5:30 min/Km.
Já na Expo, mantivemos um ritmo mais vivo que o previsto, mas o cunhado ia bem e eu deixei-o ir.

Quando voltámos à Gare do Oriente começava a subida que se prolongava quase até à meta. Mas quando se previa uma ligeira quebra, nada... o cunhado continuava a subir bem e eu a deixar. "Deixa lá ver até onde ele consegue ir.".
O que é certo é que foi até ao fim, mesmo a subir aguentou-se como se de um normal atleta de pelotão se tratasse.
A 500 metros da meta começou a ter dificuldade em coordenar a respiração, mas agora era tarde. O resto do percurso era a descer e foi só rolar a bom ritmo até à meta.
Terminámos com uns belos 56m51s e com um sorriso de orelha a orelha, com a celebre pergunta "Quando é a próxima?" :)


O trajecto foi ainda mais fácil de fazer em função da amena cavaqueira com os vários companheiros e companheiras. O Vitor, que fez quase toda a prova connosco, o João Lima, durante grande parte do percurso, a "Menina" e o pai da "Menina", o João Cravo, a Analice e muitos outros, bem como o público que sempre apoiou.

Foram duas óptimas noites, diferentes, bem organizadas, bem passadas. Só faltou a Amadora... :(

Feliz 2013 para todos. Vamos continuar por aí.... a correr!!!

Boas corridas...


8 comentários:

  1. Foi o culminar dum ano espectacular em que "explodiste" no Atletismo

    Parabéns e ainda melhor 2013

    ResponderEliminar
  2. Terminaste o ano em grande.
    Que 2013 seja ainda melhor que 2012.
    Bjs e excelentes corridas.

    ResponderEliminar
  3. Foi realmente um belo terminar de ano, com duas SS seguidas. Foi um ano de grandes conquistas para ti na corrida e espero que 2013 seja ainda melhor. Este ano não podes mesmo falhar a SS da Amadora, porque é daquelas que vale mesmo a pena.
    Abraço atleta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faltarei a Amadora por motivos de força maior.
      Obrigado Tiago.

      Abraço!!!

      Eliminar
  4. Foram duas boas corridas a completar um óptimo ano.
    Muitos mais kms para 2013! Bom ano.

    Beijos

    ResponderEliminar