terça-feira, 17 de julho de 2012

Memorial Francisco Lázaro

Fui no domingo até Benfica, ao campo do Fófó, para mais uma corridinha das boas, desta feita o Memorial Francisco Lázaro, corrida que homenageia esse magnifico maratonista no centésimo aniversário da sua trágica morte, em plena maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo.

Tive novamente a companhia do Fernando, o que por si só era sinonimo de que iria fazer um bom tempo. Mas as dificuldades do percurso, principalmente a 2ª metade, bem como o calor que se fazia sentir, deixavam-me com algumas dúvidas em relação à possibilidade de melhorar o meu tempo aos 10 Km.

Depois do levantamento dos dorsais e dos cumprimentos da praxe (José Magro, João Lima, Ana Marques... já começam a ser alguns...) fomos fazer o habitual aquecimento.

A partida foi dada à hora marcada e nada melhor que uma subida de 700 metros para abrir as hostilidades.
Daí até Sete-Rios era ligeiramente a descer e os primeiros 5 Km's fizemos sempre a rondar os 4:40 min/Km.

Aos 5 Km's fazíamos o retorno, logo após o abastecimento, mas agora pela ciclovia que acompanha a radial de Benfica. Começavam 3 Km's quase sempre a subir. Conseguimos manter o ritmo abaixo dos 5 min/Km até ao 8º Km. Este foi o Km mais lento, a subida era algo agressiva, o calor já era bastante e as forças já começavam a escassear. Mesmo assim fizemos este Km em 5:19 minutos.

Depois vieram os últimos 2 Km's num misto de sobe-e-desce até à descida final, para entrarmos no complexo e depois no campo de futebol onde estava instalada a meta. Foi estranho entrar a correr num campo onde algumas vezes entrei mas para jogar futebol. Outros tempos...

Terminámos com 47:31m, e com um novo melhor tempo aos 10 Km. Excelente para as condições de temperatura e do percurso.

Quanto à organização, nada a apontar.
Em todo o caso não posso deixar de referir que a passagem na ciclovia podia ser problemática caso estivessem presentes a totalidade dos atletas possíveis. Com menos de metade dos atletas possíveis passou-se razoavelmente bem (pelo menos na altura que passei, não sei como foi para trás) mas com cerca de 1000 atletas poderia ser algo complicado.

Foi mais uma óptima manhã.

Boas corridas...


2 comentários:

  1. Parabéns pelo record! Espectáculo! :)

    ResponderEliminar
  2. Estás de duplo parabéns: pelo recorde e por teres participado numa prova com este calor que tem estado! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar