quarta-feira, 4 de julho de 2012

33ª Corrida das Fogueiras

Como a Carla já disse tudo o que foi comum no "post" anterior, não vou repetir e vou falar somente da prova.

Desta vez tive a companhia do Fernando, uma lebre de luxo que já me habituou a boas marcas.
À chegada ao local de partida algumas caras conhecidas para dois dedos de conversa, o João Cravo, o Paulo e mais tarde o João Lima. Um abraço a todos.

Não levávamos grandes previsões de tempo nem tácticas e assim sendo partimos no fim do pelotão. Gosto muito de aquecer em condições o que impossibilita uma boa colocação à partida, ainda para mais numa prova com o mar de gente que se verificou.

Começámos lentos, nada que não esperássemos, e quase parámos ao fim de poucos metros... quase, por breves momentos, em função do aglomerado de gente. Mesmo assim o 1º Km foi feito em 6:06 min/Km.
Apesar de termos conseguido aumentar o ritmo a partir do 2º Km ainda havia muita gente e até aos 4 Km's não conseguimos andar muito longe dos 5:30 min/Km.

"Noses"
Aos 5 Km's lá começámos a "andar" mais depressa, já havia menos gente, e os 5º e 6º Km já foram feitos em cima dos 5 min/Km. Achei que podia ser demais para manter até ao final, ainda por cima aproximava-se uma subidinha das boas, bem longa, que podia fazer mossa.
Curiosamente, quando começámos a subir não mais vi o minuto 5 no Garmin. Tive algum receio, pensei vir a pagar a factura, mas o que é certo é que parecia que ía a direito.
Os 4 Km's até á zona do Cabo Carvoeiro foram feitos a baixo dos 4:50 min/Km. Estava maluco, sentia-me bem, não estava a acusar o esforço e continuava com força, talvez embalado pelas fogueiras que ladeavam a nossa passagem. Uma visão única que justifica a ida a Peniche.

Naqueles pensamentos que nos ajudam a distrair, ao passar por um elemento feminino dos "4 ao Km" foi inevitável, "Neste andamento até podia fazer parte desta equipa!". Quem sabe João... ;)

No regresso a Peniche, e quando parecia que já tinha atingido o meu máximo, ainda aumentámos mais o andamento e os últimos 3 Km's foram feitos abaixo dos 4:30 min/Km. Nem queria acreditar.
Só a 2 Km da meta comecei a sentir o peso do esforço mas nada que me fizesse perder o ritmo. Fizemos o último Km perto dos 4:10 min/Km, mesmo com a ligeira subida do final. Nada nos parou até cortarmos a linha de meta com 1h15m58s. Um óptimo tempo para mim apesar de prejudicado pelos Km's iniciais.

Com o Fernando antes da partida
Como curiosidade, os últimos 10 Km's fiz abaixo de 47 minutos. Nunca tinha "andado" assim, nem em provas de 10 Km's e em terreno plano. FOI EXCELENTE!!!

A organização esteve irrepreensível, o levantamento dos dorsais , a organização na partida e todo o aparato na meta, sem grandes demoras para sair da zona de chegada.
E chegaram 2227 atletas só na prova principal.

Uma palavra para o público, FANTÁSTICO!!!
A aplaudir, a gritar, a apoiar, a bater tachos e panelas, na estrada ou nas janelas e varandas, brutal. E em praticamente todo o percurso, mesmo nas zonas mais afastadas e escuras. Nas zonas mais "adormecidas" entrava o Fernando em acção:
"COM'É QUE É PENICHE? FAÇAM BARULHO!!! ESTÁ TUDO A DORMIR???"
O que é certo é que resultava e o povo acordava.

Foi uma grande noite, em todos os aspectos. É daquelas que NINGUÉM deve falhar.
O que falhámos foi a sardinhada final. Era muita gente e o hotel estava mesmo ali ao lado, a chamar...

E se tudo correr bem, no próximo ano lá estaremos.

Boas corridas...



10 comentários:

  1. Sem dúvida, a melhor corrida que alguma vez fui! ADOREI. O garrafão inicial até foi engraçado para o convívio :-)
    A parte das fogueiras foi bem fixe, principalmente quando as fagulhas vinham para cima de nós e tínhamos que sprintar... O ânimo do povo sem dúvida ajudou muito. No dia a seguir já queria repetir :-)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo tempo! Essas provas em que nos sentimos sempre bem são uma surpresa agradável! :)
    Para o ano espero estar lá com vocês!

    Beijos

    (PS: A Marta tem de criar um blogue! :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Carla já disse que para o ano estavam lá todas. Eu corrijo, estamos lá todos. Até vamos ter que alugar um autocarro... OK, talvez um minibus. ;)
      A Marta não pode criar um blog, passa muito tempo a treinar. lol

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Grande prova Pedro, gostei de vos ver no inicio.

    Foi a melhor prova que alguma vez fiz, não a nível de performance mas de ambiente. O publico de Peniche é impressionante, não param de incentivar, bater palmas, puxar por nós é mesmo impressionante e quase sem darmos por isso vamos aumentado o ritmo.

    Abraço e bons treinos para a Maratona, de certeza que vais conseguir concretizar esse objectivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      E treina, os tempos aparecem depois.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Antes de mais parabéns pela excelente prova que fizeste.

    Sou um leitor assíduo deste blogue (tomara eu conseguir imitar o teu percurso). Cruzei-me contigo por diversas vezes, ainda estive para te dar uma "palavrinha", mas não tinha a certeza se eras tu. Só agora, ao verificar as imagens é que fico com essa certeza. Fica para a próxima...

    Bons treinos para a maratona e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno.
      Obrigado por apareceres. Continua... E para a próxima falamos um pouco.
      Quanto a imitares o que fiz, só te posso dizer que tudo vem com o treino. À pouco mais de um ano atrás fiz a minha primeira prova de 10Km em 55 minutos. Fiquei doido. E hoje é isto, que não sendo nada de especial, para mim já é muito bom. ;)

      Abraço.

      Eliminar
  5. Sem dúvidas que esta corrida é uma grande festa, e os 15 Km é a distância ideal, pois a meia maratona já desgasta um bocado, eu este ano não pude ir, pois tive uma comunhão solene, de uma afilhada, e esta época a competição mais longa que corri foram os 15 Km na corrida dos sinos em Mafra, mas para o ano espero poder apertar o Pedro, já que temos mais ou menos o mesmo andamento.
    Saudações desportivas
    João Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos embora João.
      Foi com o Fernando a apertar comigo que fiz o que fiz. Sozinho não arriscava tanto de certeza.
      E é sempre bom irmos empurrando uns aos outros.

      Abraço.

      Eliminar