Algo atrasado mas cá vai.
Foi a primeira participação nesta prova que foi também a minha 3ª meia-maratona, todas feitas este ano e a 2ª no mesmo mês.
 |
O trio antes da partida |
Ia com receio da questão logística da coisa, mas não houve problema, estacionei relativamente bem, fiquei na 1ª fila para os autocarros, apanhei o 3º porque não quis ir em pé no 2º e devo ter esperado no tabuleiro cerca de 30 minutos pela partida. Not bad...
Começámos um trio que cedo virou duo. O Zeca foi à prova dele logo no 2º Km e eu fui com o Gonçalo naquela que era a sua 1ª meia. Apesar de andar bem o Gonçalo nunca tinha corrido mais que 16 Km. A oportunidade surgiu através de uma desistência e ele não se vez rogado e avançou.
Começámos bem, os 1ºs Km's foram mais rápidos que na outra ponte e rapidamente estávamos a baixar os 5 min/Km. Era bom, até demais, mas será que conseguiria(mos) aguentar? Para todos os efeitos íamos num ritmo próximo do meu ritmo aos 10 Km. Logo se vê...
Aos 3 Km's um susto, uma ligeira dor de burro nada habitual veio dar um ar da sua graça. Felizmente foi só isso.
Os abastecimentos eram frequentes o que ajudava a minimizar o efeito do calor que era mais do que o esperado. Água, isotónico fresco, gel e bananas era o que se podia encontrar.
Depois de se sair do Parque Expo a prova tornou-se algo monótona, pouca gente a assistir e paisagem sem grandes motivos de interesse, pelo menos para mim que conheço aquela zona como a palma das minhas mãos (momento filosófico, lol).
O que ia distraindo eram as várias bandas Rock que tocavam ao longo do percurso e também a claque e o fotografo pessoal. O pai nas fotos e a mãe, irmã e filho a puxar pelo atleta, 2 vezes. E que bem que soube.

Na viragem veio uma ligeira quebra, abrandei para o abastecimento e não sei se por causa disso, ou por causa do ligeiro vento de frente, ou por causa da falta de pernas, ou por causa de tudo isso, o que é facto é que baixámos para perto dos 5:25 min/Km.
O Gonçalo estava bem e com "sede" de mais. Disse-lhe para seguir. Num misto de receio da distância e solidariedade manteve-se comigo. E ainda bem que o fez, foi-me muito útil.
Aos 18 Km percebi que iria melhorar o meu melhor tempo mas também percebi que, ao ritmo que levávamos, iria ficar pouco acima da 1h50m. "Vamos morrer na praia!" disse ao Gonçalo, é que 1h50m01s não é o mesmo que 1h49m59s.
Disse ao Gonçalo para arrancar, para me puxar, rebocar, qualquer coisa para aumentarmos o ritmo.
.bmp)

Fizemos os últimos 2 Km perto dos 4:40 min/Km. Acabámos fortes e alegres e o Gonçalo ainda dava mais. Foi uma grande ajuda.
Terminámos com 1h49m26s para um ritmo médio de 5:10 min/Km.
Foi um óptimo tempo tendo em conta a semana puxada que tive, com dois treinos rápidos, um treino de intervalados e um com 12 Km, para terminar a semana com um total de 60 Km. Nada mau mesmo...
Para terminar, um cumprimento especial ao meu "rebocador" que terminou a sua primeira meia-maratona em grande e a pedir mais, um grande beijinho à "
Menina" e à
Isa que também terminaram as suas primeiras meias-maratonas, um cumprimento especial ao meu colega de preparação para a Maratona,
João Lima, e ao seu companheiro
Jorge Branco que apadrinharam as meninas estreantes e com quem ainda troquei umas palavras antes da prova, e à minha "Gorda" que voltou ás provas depois da lesão e do Verão.
 |
Nós antes da partida |
Foi uma grande manhã, bem passada e num grande ambiente, mas a preparação continua porque Dezembro vem próximo!!! ;)
Boas corridas...