… ou deverei dizer “O enguiço dos 15 Km!”?
Apesar dos resultados já obtidos em várias provas de 10 Km’s, 20 Km’s e meias-maratonas, o que é certo é que ainda não consegui baixar a 1h15m aos 15 Km, excepção feita à Corrida do 1º de Maio de 2012 onde fiz 1h14m certos mas numa edição com perto de 500 metros a menos em função das obras na Praça do Comercio.
Com o Miguel no aquecimento |
Desta vez foi o começo da prova, mais concretamente os primeiros 4 Km’s.
Na edição de 2012 parti mesmo no final do pelotão e percebi que para fazer um tempo final aceitável tinha que partir mais na frente do pelotão.
Depois do habitual aquecimento na companhia do Miguel Quintanilha achei que ia a tempo de me posicionar bem para a partida. Puro engano.
A zona de partida já estava bem cheia e o meu posicionamento ficou aquém do esperado.
Antes da partida |
Depois da partida começaram as dificuldades já conhecidas dos primeiros metros, chegando mesmo ao ponto de parar em determinadas zonas.
O Miguel foi uma grande ajuda na tentativa de “furar” pelos atletas mais lentos. Por vezes conseguíamos impor um ritmo dentro do esperado mas com o desgaste adicional das variações de ritmo próprias destas situações.
Foi já perto do 4º Km que conseguimos manter o ritmo desejado, sempre perto dos 4:50 min/Km. O Miguel estava bem e íamos puxando um pelo outro.
Perto dos 7 Km’s, no inicio da subida que nos levaria até perto do farol do Cabo Carvoeiro o Miguel foi obrigado a abrandar e eu segui para quase meia prova “sozinho”, ainda com esperança de chegar dentro do tempo proposto.
Consegui manter sempre o ritmo vivo, nunca baixando os 5 min/Km mesmo nas zonas de subida.
Quando se iniciou a descida final para o centro de Peniche embalei para perto dos 4:20 Min/Km, conseguindo manter o ritmo mesmo depois de terminada a descida, a cerca de 1 Km da meta.
Quando cortei a meta e parei o relógio este marcava 1h15m07s. Ainda não foi desta.
O tempo de chip confirmou-o, 1h15m05s.
Apesar de ter feito 11 Km’s em cerca de 54 minutos os tais 4 Km’s iniciais fizeram uma mossa irrecuperável.
Quanto à organização não tenho nada a apontar. Mesmo o afunilamento inicial são os chamados “ossos do oficio” que em nada mancha esta prova simplesmente FANTÁSTICA. Já para não falar do apoio popular que enche várias artérias de Peniche onde só há espaço para os atletas passarem.
Esta é daquelas que NÃO SE PODE FALHAR! NUNCA!!!
Mais fotos aqui.
Agora segue-se um período de férias, 2 semanas de paragem completa, para depois voltar aos treinos focados a 100% na Maratona de Lisboa.
Boas corridas, bons treinos e boas férias!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSe ao km 3 não te tivesses empatado a conversar comigo terias conseguido fazer menos esses 5 segundos que o chip registou a cima da 1h15m. :)
ResponderEliminarBoas férias, bom descanso e um regresso em força.
Grande abraço.
Quem sabe... são os "ses"... ;)
EliminarAbraço!!!
Boas férias! :)
ResponderEliminarUm abraço
Obrigado João. ;)
EliminarAs "fogueiras" são de facto um prova imperdível se bem que desde 2010 não marque presença, a prova onde tenho o meu melhor registo na distância (1h05'30'' em 2003)...
ResponderEliminarPelo que vou vendo das tuas prestações até me admiro de ainda não teres baixado da 1h15' aos 15 mas deve ser como disses, se não é do cu é das calças...
Boas férias.
Abraço.
António Almeida
Obrigado António.
EliminarHá-de chegar o dia. ;)
Abraço!!!
Toca a recuperar Sr. Pedro e D. Carla! Avizinha-se aí uma época cheia de desafios! ;)
ResponderEliminarBeijinhos aos dois e boas férias! Descansem...
É verdade Anabela.
EliminarBeijinhos!!!
Mesmo assim não ficaste muito aquém da 1h15! Era só ter tido mais um ventinho a favor... ;) Mas acho que fizeste bem em desfrutar da prova e companhia.
ResponderEliminarBoas férias! Beijos
Principalmente isso "Menina", desfrutar!
EliminarBeijinhos!!!
Pedro, foi pena não teres conseguido baixar da 1h15. Mas acima de tudo foi uma grande prova, para o ano não posso faltar.
ResponderEliminarAbraço e Boas Férias para todos!
Acredita, faz os possíveis por não falhar.
EliminarAbraço!!!
Também participei na prova, como dizes o início é sempre complicado mas felizmente que consegui começar a "rolar" ainda nos primeiros 3km, tendo conseguido acabar a prova em 1h09m, com um ritmo a rondar os 4min e 30s por km.
ResponderEliminarNo próximo ano tenho que ir cedo para a partida para ver se me safo. ;)
EliminarAbraço!!!