Quase 1500 atletas correram hoje a 31ª Corrida Internacional 1ª de Maio. Mais uma corrida mítica e com um valor de inscrição como já há poucas.
Esta era a minha primeira participação nesta prova e, apesar de não ter estratégia definida, estava a pensar fazer uma corrida mais rápida que as últimas.
Ao contrário do que tem sido hábito, desta vez não tinha companhia, o que me deixava entregue ás minhas ideias e forças.
Deixei a Carla na Alameda onde começava a Mini de 4 Km (ou quase...) e fui para o maravilhoso Estádio 1º de Maio onde era a partida e a chegada. Já estavam bastantes atletas nas imediações do estádio mas acabei por estacionar bem, fora da confusão como gosto mas sem ser muito longe.
Ainda estava no carro a preparar-me e começa a chover. Nada de muito intenso mas o suficiente para chatear.
Depois de chegar ao estádio logo comecei o aquecimento. Não chovia muito mas os pingos eram grossos e frios. Não dava para estar parado.
Tentei encontrar alguma cara conhecida para dois dedos de conversa mas não tive sorte.
No aproximar da hora da partida preferi deixar-me ficar na cauda do pelotão em vez de ir para a partida e ficar parado á chuva. E fui mexendo até ao tiro de partida.
Naturalmente a corrida começou lenta, e mais lenta ficou na saída da pista e depois na saída do parque. Ainda ia muita gente junta.
Já na estrada avistei o João Lima, outro companheiro internauta que ainda não tinha tido o prazer de contactar pessoalmente. Dois dedos de conversa rápida e lá fui.
Apesar de tudo fiz o 1º Km em 6 minutos.
Sempre com a chuva como companhia fui aumentando gradualmente o passo e no 2º Km já estava colado nos 5 min/Km.
Consegui manter este ritmo até ao Saldanha onde veio a descida para o Rossio, agora já sem chuva desde os 4 Km's. Como tinha ouvido e lido bastantes (más) informações sobre a subida da Av. Almirante Reis resolvi acelerar um pouco na descida para compensar alguma eventual perda na subida.
Nos Restauradores estava o primeiro abastecimento. Aproveitei para comer também um gel que levava, quase um piquenique no Rossio.
Até ao Martim Moniz foi quase um passeio e aí, no Km 9, veio a tal subida. MEDO!!!
Reduzi o andamento e o 10º Km fiz em 5:22m (mesmo assim não foi mau). Mas estava bem, bem demais, surpreso pela minha condição. Dos 5:22m acelerei para 5:16m e depois para os 5:04m, muito por "culpa" de um companheiro, Sr. José Gordilho dos "Os Indomáveis" que ia pouco mais rápido que eu e que resolvi acompanhar. Quase nem dei pelo 2º abastecimento.
Na entrada do parque optei por uma trajectória mais "limpa" ao contrário do meu parceiro que ficou no "trânsito". Quando entrei na pista olhei para trás e "puxei" por ele. Estávamos no fim e não era merecido esquecer-me daquela ajuda que, mesmo inconscientemente, ele me deu.
Fizemos os últimos 200m lado a lado e assim cruzámos a meta... com 1h14m00s. Menos cerca de 8 minutos que nas Lezírias. Fiquei eufórico, que grande tempo, nada dentro das minhas melhores expectativas situadas perto da 1:20:00h.
Agradeci a ajuda ao companheiro, um cumprimento, o saquinho das prendas e lá fui alongar um pouco.
Quanto á organização, nada de especial a apontar. Correu tudo bem (pelo menos comigo) o que contribuiu para uma manhã bem passada.
Boas corridas...
Foi um prazer, amigo, e muitos parabéns pelo incrível tempo!
ResponderEliminarEstás com uma margem de progressão fantástica!
Pois, assim parece. Mas ainda tenho que perder mais uns quilinhos, 2 ou 3 era o ideal.
EliminarMas vai lá... ;)
Parabéns Pedro, muito bom!
ResponderEliminar(E tens de criar uma página para partilhares as conquistas da Carla ;) )
Beijinhos
Obrigado.
EliminarO blog da Carla é que já é mais complicado. Pode ser que ela use o meu para "dizer" o que lhe vai na alma. ;)
Só agora vi o seu blog , parabéns pelo excelente trajecto, para quem só queria baixar os 100kg fazer 1:14 aos 15km é obra.
ResponderEliminarOlá Joaquim.
EliminarBem-vindo e obrigado pelo comentário.
Vá aparecendo... ;)
Ainda te vi na parte final, mas naquela altura tinha sido complicado parar :P
ResponderEliminarHavemos de nos encontrar numa próxima prova.
1:14 aos 15Km é mesmo um excelente tempo. Parabéns
Sim, naqueles últimos metros é impensável sequer olhar, quanto mais parar. ;)
EliminarEstou a pensar ir á Costa no domingo. Pode ser que nos encontremos por lá.
E esse grito de alento foi bem ouvido e deu-me mais uma forcinha, pois se é verdade que vinha bem, também não ia propriamente folgada e precisava de força para chegar à meta!
ResponderEliminarE tu fizeste uma óptima prova!