Pois é, começou o ataque à Maratona do Porto.
Esta será a minha 5ª maratona, ainda que, das quatro anteriores, só duas delas contaram como tal, Lisboa 2013 e Sevilha 2015, aquelas que, de facto, corri a distância, sem paragens, sem interrupções e sem imprevistos, sempre a correr desde o Km 0 até aos míticos 42.195m.
Na minha opinião, claro está, são essas que realmente contam. Nas outras duas, Lisboa 2012 e 2014, ficou uma sensação de incumprimento, mas que serviram de aprendizagem a todos os níveis. Gosto de dizer que não venci a distância mas venci noutras vertentes, principalmente mentais, que me têm ajudado em desafios passados e irão ajudar nos desafios futuros.
O plano de treino que estou a seguir é o modelo disponibilizado no Garmin Connect que tão bem resultou em Sevilha.
Como se diz no mundo do futebol, em equipa que ganha não se mexe.
Depois de uma primeira semana de treinos pós-férias algo "arrastada", o inicio do plano da maratona mostrou resultados engraçados. Rapidamente os ritmos estão a aparecer e a recuperação pós-treino já está em valores quase normais.
Também dei uma voltinha de bicicleta de 34Km bem catita. E é para continuar, parece que o ciclismo é um bom complemento à corrida. E eu até gosto bastante de pedalar.
 |
Volta de bicicleta Sobreda > Charneca da Caparica > Costa da Caparica > Cova do Vapor > Trafaria > Sobreda |
O culminar destas duas primeiras semanas foi o treino longo do último domingo.
O que era para ser um treino calmo de 1h30m, transformou-se num treino de 24Km com 400m D+.
O que é facto é que as 2h19m de treino fluíram muito bem e o cansaço acumulado quase não se fez sentir. Foi um óptimo treino.
 |
Treino longo Sobreda > Corroios > Laranjeiro > Cova da Piedade > Cacilhas > Almada > Pragal > Monte da Caparica > Sobreda |
No que às provas diz respeito, não tenho muita coisa prevista, pelo menos até Novembro.
Talvez ainda faça mais uma ou outra prova mas até à maratona não irei fazer muitas mais.
Fui...