
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
- Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2. Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:
- Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);
- Aproximar-se progressivamente da via da direita;
- Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;
- Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
Boas corridas...
Esta informação devia ser muito mais divulgada. Por vezes deparo-me com situações arrepiantes de em rotundas!! As escolas de condução não estão a fazer o papel pedagógico que lhes cabe, a fiscalização só não soluciona e a experiência tarda em ser ganha!!
ResponderEliminarFaz-se a nossa pequena parte, aquela que está ao nosso alcance, divulgando.
EliminarEssa fotografia é enganadora. Tal comportamento não é proibido: quem vai à direita tem sempre prioridade nas rotundas. Se a lei não fosse assim os veículos lentos como bicicletas ou carroças não poderiam utilizar rotundas.
ResponderEliminarO conselho deveria ser: Se está com presa tome a faixa da esquerda e tenha cuidado, porque caso haja acidente será o responsável.
Caro, permita-me discordar mas a foto é correcta, até porque saiu de uma entidade credível como é o Automóvel Clube de Portugal.
EliminarA circulação nas rotundas é uma questão de lei e não de opinião.
Que me lembre não há nada no código da estrada que refira diferenças de circulação entre veículos rápidos ou lentos. Se não como seriam distinguidos? Quem tem um Porsche tem regalias em relação a quem tem um Opel?
A regra para as bicicletas e carroças, em vias que lhes permitam circular, são iguais ás dos outros veículos. Se tivermos um lento à frente temos que ir atrás, independentemente da velocidade, até que seja possível a ultrapassagem.