 |
Não, não voltei ás origens. ;) |
Realizou-se no último domingo a 1ª Corrida dos Pupilos do Exército.
Sendo a primeira edição não sabia muito bem o que esperar, excepção feita ao percurso. Mesmo assim a organização reservou-nos umas belas surpresas.
Ao contrário do habitual não encontrei muita gente conhecida mas ainda deu para dois dedos de conversa com o José Magro e com a
Lígia e a Patrícia. No final ainda tive a companhia do André Noronha.
A partida era na pista de terra da 2ª Secção dos Pupilos do Exército em Benfica e foi dada na hora marcada ao som de uma buzina.
Estava bem colocado e o ritmo inicial foi bem vivo. Aproveitando a descida inicial embalei para os 4 Km's iniciais abaixo dos 18 minutos, altura em que entrámos em terrenos de Monsanto. E acabaram as facilidades!

Depois de alguns metros pela ciclovia da Radial de Benfica, entrámos no Parque do Calhau, num piso misto de terra batida e trilhos... e começámos a subir, sempre a subir.
Pouco depois dos 5 Km's e ainda dentro do Parque do Calhau estava o único abastecimento da prova, numa zona de... subida, claro. E a subir continuámos.
Algumas das subidas eram bem agressivas, muitos atletas não resistiam e tinham mesmo que andar. Eu consegui manter-me em passo de corrida apesar de lento.
O 6º Km foi feito a subir (claro) até entrarmos na Estrada da Serafina. Agora sim, voltamos ao alcatrão para... subir, pois então.
Seguimos em direcção a Pina Manique, sempre a subir. E continuava a passar atletas a andar.
No total foram cerca de 4 Km's quase sempre a subir, alguns troços bem difíceis e nada normais numa prova de estrada.

A partir do 8º Km começámos finalmente a descer. E voltei a embalar.
Aqui comecei a desconfiar que algo não estava bem. Não podiam faltar só 2 Km's para a meta.
E fiquei com a certeza disso quando, já novamente em piso de terra, passei pela placa dos 8 Km's mas já com 9 Km de prova. Não me incomodou, íamos ter mais prova que o previsto.
Antes da meta, localizada na 1ª Secção dos Pupilos do Exército, bem junto à Radial de Benfica, ainda tivemos umas descidas engraçadas, com uma inclinação que obrigou a atenção redobrada.
Cortei a meta com 54m53s para os 11 Km da prova, numa média muito próxima dos 5 min/Km..
E fomos premiados com 1 Km de oferta, além de isotónico, água, uma maçã, uma banana e uma medalha.
Também foi entregue uma t-shirt técnica no levantamento dos dorsais.
 |
Com o André e o Zé a caminho do carro. |
Quanto à organização, apesar de já ter lido algumas criticas, eu achei bem positiva.
Havia elementos da organização nas zonas criticas a sinalizar o percurso, sempre com bastante simpatia, os quilómetros estavam bem assinalados até determinada altura (julgo que por volta dos 5 Km's) e depois também estavam assinalados apesar de estarem com 1 Km de desfasamento, e até coisas simples como na entrada do Parque do Calhau onde foram colocadas sacas para encher a vala existente para evitar alguma lesão. Da minha parte nada a reparar.
OK, para uma prova dita de estrada tinha de facto "trilhos" e subidas a mais, mas foi isso que, para mim, tornou a prova diferente e agradável.
Boas corridas!!!