domingo, 25 de novembro de 2012

Resumo da (antepenúltima) semana

Ataque à Maratona - Semana 22

E faltam 2 semanas, só 15 dias, para o grande dia.

Esta semana, apesar de ser a primeira semana de redução gradual, houve redução a mais. Mas apesar dos poucos quilómetros ainda fiz 5 treinos, que no fundo foram 4 treinos e meio, porque um deles só durou metade do previsto em corrida, tendo a outra metade ficado pela marcha. Nada de preocupante.

Contagem: 5 Treinos

Distância: 34,75 km
Tempo: 3:22:38 h:m:s
Ganho de elevação: 330 m
Velocidade Média: 10,3 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 145 bpm
Calorias: 2.566 Cal


Para os seguidores maratonistas (e porque não também os outros), tenho um possível treino de 18 Km, lentinhos, no próximo domingo. Um treino que deve ser bastante engraçado e que gostava muito de estar presente. Acham demais para a semana anterior à Maratona ou acham que pode ser feito?

Todas as opiniões serão bem-vindas.



E esta semana há Treino Lunar, com lua cheia se as nuvens deixarem. 

Boas corridas...




domingo, 18 de novembro de 2012

Resumo da semana e o "longão" de Peniche

Ataque à Maratona - Semana 21

Óptima semana.
No inicio do treino estava assim
Começou com mais um Treino Lunar, passou por um rápido de 8 Km e um passeio em Belém, acabando com o maior treino longo do plano da Maratona.

Em função de uma ida inadiável a Peniche falhei o Treino Nocturno de São João das Lampas. Aproveitei os ares do Oeste para fazer o longo mais longo do plano no sábado de manhã. Foram 33 Km com céu encoberto, sol, chuva, vento, etc.
Algumas subidas longas, paragem (muito curta) para reabastecimento (0,5 litros não chegam para tanto Km), mais alimentação que o normal... só novidades.

Correu tudo bem, o pior foi mesmo o vento que se levantou por volta dos 25 Km e que foi frontal até ao final, com umas subidinhas pelo meio.
Comecei, uma vez mais, sem olhar para a cadência, adoptando um ritmo confortável. Serve também para me conhecer melhor sem a muleta Garmin. Só nos marcadores dos quilómetros via a cadência a que ia.
Andei quase sempre entre os 5:30 min/Km e os 5:40 min/Km, sentindo só o peso dos quilómetros a partir dos 24 Km, altura que apareceu uma zona de subida longa. Apesar disso e juntando o vento de frente consegui nunca ultrapassar a barreira dos 6:00 min/Km. Acabei com 3h06m para uma média de 5:38 min/Km. Nada mau. E se conseguisse fazer este ritmo na maratona...

Para recuperar da dor nas pernas do cansaço, fiz um banho de emersão bem quente (muito quente mesmo), tal como os muitos que fiz no futebol, e a Carla ainda me fez uma massagem. Para a recuperação ser completa ainda fiz uma aulinha de hidro-ginástica à tarde, que soube bastante bem apesar das várias câimbras.
O que é certo é que hoje não me dói as pernas e sinto-me como tivesse feito "só" 15 Km ou 20 Km.
E em boa altura treinei no sábado. O vento que se levantou não parou de aumentar tornando qualquer treino muito dificil ou mesmo impossivel, muito menos treinos de 33 Km. Sábado à noite era impossível andar na rua direito.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 63,00 km
Tempo: 5:55:14 h:m:s
Ganho de elevação: 469 m
Velocidade Média: 10,6 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 155 bpm
Calorias: 5.311 Cal

Boas corridas... 



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

3ª Edição Corre Jamor

 No passado domingo realizou-se a 3ª Edição do Corre Jamor.
Aproveitei esta prova numa semana de transição entre distâncias dos treinos longos para não a tornar tão monotona.
Não conhecia esta prova mas pela informação do site percebi que seria um desafio diferente, quer pela altimetria quer pelo piso, maioritariamente terra.

À chegada ao Jamor fomos brindados por uma chuvada à moda antiga. Percebi que o piso de terra devia estar transformado num piso de lama.
Como já tinha esperança que isso pudesse acontecer levei os "velhinhos" New Balance que já não iam para a rua à uns bons meses.
O que é certo é que depois da "tempestade" veio a bonança. Abriu o sol e ficou uma manhã bastante agradável.

Ainda encontrei o Luís Parro e a esposa para dois dedos de conversa e uma foto para a posteridade.

Depois dos preparativos habituais e do aquecimento partimos em cima da hora marcada.
Tinha programado acompanhar o Bruno, sem pressas, e a apreciar a vista, já que o meu conhecimento da mata do Jamor era nulo. E gostei.
Apesar de ir com alguma frequência ao Jamor fico-me sempre pela zona inferior. Mas isso vai mudar... :-D

A prova não teve muita história. Depois de sairmos da "confusão" inicial com os atletas mais lentos, fomos avançando a bom ritmo, mesmo nas subidas, onde só algumas zonas de mais lama criavam algumas dificuldades extra, além de uma ou outra subida, claro.
Foi um passeio bem agradável pela mata.

Depois de um ligeiro "forcing" final já na pista do estádio, cortámos a meta com 49m26s, uma média de 5:30 min/Km. Apesar de não termos programado o tempo foi psicologicamente positivo termos baixado dos 50 minutos.

No final ainda conhecemos o Vitor Gonçalves, companheiro bloguista. Para a próxima falamos um pouco mais. ;)

A organização esteve à altura, não tendo detectado qualquer falha. Inclusive nas zonas mais perigosas do percurso estava sempre um elemento a alertar para os perigos.
Um pequeno reparo ao facto da t-shirt técnica ser exactamente igual à t-shirt da Marginal à Noite. Não sabendo as razões, acho que podiam ter variado um pouco, mas como a qualidade é boa, desta vez escapa. ;)


Boas corridas...











domingo, 11 de novembro de 2012

Resumo da semana

Ataque à Maratona - Semana 20

Finalmente uma semana normal, depois de duas semanas algo atípicas que me levaram a pensar que algo podia estragar o trabalho de meses.
Já lá vai o mau tempo...

Terminou com a 3ª Edição do Corre Jamor, uma prova bastante agradável, maioritariamente em terra e sobe-e-desce, numa realidade que não é a minha. Mas gostei, foi mais um bom treino.


Contagem: 4 Treinos + 1 Prova
Distância: 44,00 km
Tempo: 4:09:25 h:m:s
Ganho de elevação: 559 m
Velocidade Média: 10,6 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 150 bpm
Calorias: 3.593 Cal

Boas corridas... 





sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Falta 1 Mês

Pois é, já está quase.

Parece que foi ontem que disse a alguns amigos que talvez um dia fizesse uma meia-maratona mas que não devia ter capacidade psicológica para encarar uma maratona.
O que é certo é que a meio do plano de preparação para a meia-maratona já tinha simulado uns planos para a maratona. E assim que acabei a primeira meia-maratona comecei logo a planear a Maratona de Lisboa, a minha 1ª Maratona.

E pronto, cá estou eu a 30 dias do grande dia.
Pois é, já está quase.

Boas corridas...

domingo, 4 de novembro de 2012

Resumo da semana


Ataque à Maratona - Semana 19

Uma semana mais curta do que o projectado. Apesar de ainda não estar a 100% consegui fazer um "longão" de 30 Km. Não correu nada mal, só mesmo o facto de não ter ficado com o registo electrónico. Deu uma travadinha ao Garmin, descarregou o treino, apagou-o mas não o registou.
Quanto ao treino, eram para ser 28 Km mas como me estava a sentir bem resolvi arredondar. Foi muito bom até aos 27 Km, altura que passei pela "meta". Talvez por isso os últimos 3 Km foram mais pesados, mas fizeram-se. Acabei pouco abaixo das 2h50m.
Como curiosidade e mesmo sem levar o relógio no ecrã da cadência (propositadamente), quase a totalidade dos Km's foram muito próximos dos 5:40 min/Km, a cadência que tentarei fazer na maratona. A mecânica era quase como um relógio, a fazer lembrar um determinado "Sr. Swatch de Almeirim". ;-)

Contagem: 3 Treinos 
Distância: 54,00 km
Tempo: 5:09:06 h:m:s
Ganho de elevação: --- m
Velocidade Média: 10,5 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 150 bpm
Calorias: 3.600 Cal

Boas corridas... 

sábado, 3 de novembro de 2012

Resumo - Outubro

O mês não acabou bem. Ando esquisito e não sei o que é, tive que abrandar os treinos. Acho que tenho que fazer uma visita ao Sr. Dr.
Espero não ser nada preocupante que possa atrasar a preparação da Maratona numa altura crítica como esta.

Contagem: 17 treinos 
Distância: 188,62 km

Tempo: 17:36:47 h:m:s
Ganho de elevação: 1.589 m
Velocidade Média: 10,7 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 149 bpm
Calorias: 14.946 Cal

Boas corridas...