terça-feira, 26 de junho de 2012

Ataque á Maratona

     



Começa hoje oficialmente o meu "Ataque à Maratona", à minha 1ª maratona. Será a Maratona de Lisboa a 9 de Dezembro próximo.

Com um plano de treinos que irá durar 24 semanas conto chegar a Dezembro pronto para mais este desafio.
Até Agosto não irei fazer esforços de maior para cumprir à risca o plano já que os treinos são em linha com o que já faço hoje. Darei mais atenção a treinos específicos e a treinos longos.
A partir de Agosto será então a 100% (sempre que possível) para tentar atingir este enorme marco no historial de qualquer atleta. Confio que o conseguirei e acredito nesta possibilidade, só espero que as lesões não chateiem e se mantenham à distância.

Conto aprender com as experiências relatadas por aqueles que já passaram por este ritual, bem como todos aqueles que, pela primeira vez ou não, também se preparam para esta ou outras provas da mesma mítica distância.

Vou dando noticias...

Boas corridas...



segunda-feira, 25 de junho de 2012

1ª Corrida Volkswagen

Mas que grande manhã e que grande estreia desta 1ª Corrida Volkswagen.

 A manhã começou quente o que levava a prever uma corrida com algumas dificuldades térmicas.
À chegada á Autoeuropa, local onde se realizava a prova, começaram as surpresas, a começar no estacionamento fácil nos parques disponíveis, muita animação, exposições várias, etc.

Pouco depois da partida
Depois do levantamento do dorsal do Hugo, fomos ter com o Ricardo e com o Hélder, que entretanto tinham chegado. Preparamos o equipamento que faltava e aquecermos a caminho da partida.
Mais uma boa surpresa, a separação das partidas. Os atletas da corrida mais pequena, de 4,5 Km, estavam num espaço atrás da partida da corrida principal, de 10 Km. Simples e eficaz. Um exemplo para outras organizações.
Aqui separámo-nos da Carla. Apesar de estar inscrita nos 10 Km uma lesão no joelho "empurrou-a" para um esforço menor para não pôr em causa a participação nas Corrida das Fogueirinhas. Foi esta corrida que a fez sair do sofá à uns meses atrás, não valia a pena arriscar o agravamento da lesão.

Com um ligeiro atraso lá foi dada a partida.
A entrada na Autoeuropa
Com a Corrida das Fogueiras na próxima semana não tinha qualquer pretensão de tempos. Aproveitei para acompanhar o Hugo em mais uma prova que era a sua primeira de 10 Km.

Até aos 5 Km não houve grandes motivos de interesse, foi só aproveitar o momento e ir vendo a enormidade que é a Autoeuropa.
No abastecimento o Ricardo e o Hélder abrandaram o ritmo. Como estavam os dois segui com o Hugo no mesmo ritmo que trazíamos. Aqui já o calor começava a fazer estragos.
Um pouco mais á frente encontrámos a Ana. Deu para descontrair e trocar dois dedos de conversa. Como íamos ligeiramente mais rápidos continuámos.

Nos metros finais
Por volta do Km 8 entrámos na fase que tanto esperávamos, começámos a percorrer os enormes pavilhões da Autoeuropa. Se por um lado distraía por outro ajudava a refrescar. O calor já era muito e os pavilhões estavam bem fresquinhos.
Passámos por várias áreas da linha de montagem num "entra-e-sai" dos pavilhões. Os GPS's é que não gostaram muito.
Com tanta distracção aumentámos o ritmo e isso fez mossa. O Hugo sentiu o aumento do ritmo e tivemos que abrandar, altura em que a Ana nos apanhou para nos acompanhar até final. Foi uma óptima companhia e ajuda, e o resto da prova foi feita num "abrir e fechar de olhos".



Ao chegarmos á meta estava a Carla armada em "camera-woman" a fazer um óptimo video para a posteridade.
A cortar a meta
Terminámos com 59:51m (tempo de chip), abaixo da hora como nos tínhamos proposto. Óptima estreia para o Hugo nesta distância.

Apesar de já a ter visto em fotos, a medalha é maravilhosa, fora do normal, com efeitos em cortiça que lhe dá um aspecto único.
Mais água e pêssegos para repor as faltas e muita animação. Simplesmente fantástico.




Foi das provas que mais gozo me deu fazer.


Parabéns à organização. Pessoalmente não detectei uma falha. PERFEITO!!!








Á espera do peixinho com vista
para Tróia e para a Arrábida.


Depois ainda fomos a Setúbal comer um rodízio de peixe BRUTAL!!!









Vemo-nos em Peniche!

Boas corridas...



Resumo da semana

Semana marcada pela 1ª Corrida Volkswagen (relato em breve). E que corrida... a continuar com esta qualidade esperam-se muitas mais.

Contagem: 4 Treinos + 1 Prova
Distância: 47,00 km
Tempo: 4:33:32 h:m:s
Ganho de elevação: 403 m
Velocidade Média: 10,3 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 144 bpm
Calorias: 4.406 Cal

E as Fogueiras estão á porta. 

Boas corridas...



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo da semana

Resumo já atrasado, talvez por ter sido uma semana "curta", onde só destaco um treino, o meu primeiro no Monsanto.


Contagem: 2 Treinos + 1 Prova
Distância: 26,10 km
Tempo: 2:34:40 h:m:s
Ganho de elevação: 233 m
Velocidade Média: 10,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 2.487 Cal

 
Boas corridas...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Marginal à Noite 2012

No Domingo fui com a Carla e o Hugo até Santo Amaro de Oeiras para a nossa primeira Marginal á Noite.
Pelo que li e ouvi sobre esta prova as expectativas eram altas, muita gente gosta bastante desta prova. E até começou bem, logo no levantamento dos dorsais, quando vi a t-shirt que era oferecida. Fiquei bastante agradado com qualidade da mesma.

Quase lá...
Como os comboios eram gratuitos optámos por deixar o carro em Algés e ir sem stress até á partida.
Sendo mais uma daquelas corridas de "marketing" pus de parte a opção de fazer um bom tempo, já sabia que a afluência de caminhantes e afins seria bastante, e optei por fazer uma corrida tranquila, acompanhando o Hugo na sua 2ª prova.

Á hora marcada foi dada a partida. Desta vez conseguimos parar o "zig-zag" inicial por volta dos 2 Km's. Não foi mau.
Pusemos um ritmo engraçado no inicio, acho até que o tal "zig-zag" ajudou, principalmente o Hugo, a não sentir o andamento mais rápido que o habitual.
A temperatura estava perfeita e não havia vento, correndo só uma aragem que ajudava a refrescar.
A cortar a meta!
A meio caminho invertemos o sentido (esta prova é, literalmente, ida-e-volta), bebemos uma águinha no abastecimento, e continuámos.
Havia alguma animação e algum público a acompanhar mas estava á espera de mais.

Apesar de uma ligeira quebra do Hugo por volta do Km 6 terminámos bem, com o tempo de chip de 45:36m para os cerca de 7,80 Km marcados no Garmin.

Depois de uns alongamentos, enquanto esperávamos pela Carla que teve mais uma óptima prestação (acabou abaixo da hora), apanhámos o comboio de regresso.

A Carla, fresquinha da Silva,
a chegar ao fim... 59m...
Quanto á prova, na minha opinião, esperava mais, talvez pelas expectativas que levava.
A beleza natural da marginal (o Tejo) não estava lá e não havia complementos artificiais para compensar, excepção feita aos balões dos Km's e um ou outro animador musical (acho que era só um) durante o percurso.

Em relação á organização pareceu-me positiva, com um abastecimento a meio e outro no final com águas e bananas, e animação á partida e á chegada.
Só não concordo que não haja separação entre quem corre e quem passeia, desde velhinhos (alguns bem á frente na partida), criancinhas de bicicleta no meio do pelotão, famílias e amigos a caminhar lado-a-lado a ocupar faixas inteiras, etc.
Começa a ser um hábito (saudável, diga-se) haver muita gente nas provas de corrida mas a andar. Além de atrapalhar quem, de facto, corre, torna-se perigoso. Alguns encontrões são inevitáveis, principalmente na partida onde está tudo muito junto.
Talvez não fosse difícil separar as águas...

No geral gostei, até porque CORRI!!!

Boas corridas...




quinta-feira, 14 de junho de 2012

5000 Visitas

5000 VISITAS

5000 visitas em 4 meses (aproximadamente 40 por dia) estava longe dos meus mais optimistas pensamentos. Até porque a ideia do blog era mais como um diário, ou arquivo, das minhas aventuras e não aquilo que é hoje, um local de partilha e troca de experiências. E actualmente feito a dois...
Fizemos novos amigos (acho que já posso chamar assim), companheiros de aventuras, que contamos continuar a agradar com os nossos relatos.
Eu, tal como a Carla, vamos continuar a (pre)encher este espaço com as nossas aventuras e conquistas, pelo menos enquanto nos sentirmos bem e realizados com esta actividade.

A todos o nosso MUITO OBRIGADO!!!

Boas corridas... e vão aparecendo. ;-)



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Corrida de Santo António '12

Realizou-se no passado sábado a 2ª edição da Corrida de Santo António.
Com partida e chegada no Rossio e com todo o percurso feito á beira rio, era uma prova que assumi como uma oportunidade para fazer um bom tempo.
Claro que o facto de ser á tarde era uma incognita para mim, não sabia como iria reagir ao almoço, á temperatura, etc.
Assim não coloquei objectivos concretos, ia fazer o melhor possível e "prontos".

Antes do aquecimento demos uma voltinha pelo Rossio para ver o ambiente. Encontrei a "Menina" com um amigo e, depois de uma breve conversa, fui aquecer.

Ás 17h em ponto foi dada a partida.
Parti quase no fim do pelotão. Preferi fazer um aquecimento em condições para poder partir bem em vez de ir para a molhada.

Claro que o primeiro quilometro foi lento, o mais lento, nada que não esperasse. Mesmo assim os 5:14m foram bem em conta.
Ainda deu para um "Olá" á Ana e á Pizza logo nos primeiros metros e um até já á Carla que fazia a sua estreia em provas de 10 quilometros.

Desta vez voltei a ter o meu fotografo pessoal (sim Ana, não és só tu que tens "papai" como fotografo pessoal) e na Praça da Ribeira lá estava ele.

Pouco depois apareceu o Paulo, companheiro que conheci nos 30 Km's da 100 Maratonas com 100 Amigos e lá seguimos juntos. Mais á frente passámos pela Ana, companheira da mesma aventura que já não via desde então.

Apesar do vento contra na primeira metade da prova e do calor que senti na segunda metade consegui manter o ritmo abaixo dos 5 min/Km.

Pouco depois da passagem pelo Cais do Sodré (para mais uma foto) já nos dois quilometros finais, o Paulo aumentou ligeiramente o ritmo. Foi aqui que percebi que algo não estava normal. Não tive força para reagir.
Apesar de conseguir manter o ritmo não o consegui aumentar, o que costumo conseguir mesmo em provas mais longas. Não sei se pelo ritmo, pela hora, pelo calor, pela alimentação... não consegui.
Mas manter já não foi mau.

Acabei a prova com 48:58m (tempo de chip), a escassos 9 segundos de bater o meu melhor tempo para a distância, 9 segundos...
Não me tinha obrigado a recordes mas 9 segundos... era só 1 seg/Km mais rápido... :-P

Facto curioso, o Garmin marcou 10 Km certos.

A organização esteve impecável, nada a apontar. E é daquelas provas que irei repetir com certeza.

No fim, enquanto esperava pela Carla, ainda  troquei mais umas palavras com a "Menina", o seu amigo e com o João Cravo (ainda não nos conhecíamos pessoalmente), que me conheceu á chegada e prontamente se juntou á conversa.

Quando a Carla chegou juntou-se a nós e ainda tirámos uma foto ao nosso brinde "manjeriqueiro".
Foi um final de tarde diferente e bem passado... a correr. ;-)



Boas corridas...




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Resumo da semana

Numa semana que aparentava ser curta acabei por ultrapassar os 50 Km, fruto de um excelente (e longo) treino num local paradisíaco e no pós-Corrida de Santo António (relato em breve).

Contagem: 3 Treinos + 1 Prova
Distância: 50,21 km
Tempo: 4:54:54 h:m:s
Ganho de elevação: 351 m
Velocidade Média: 10,2 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 4.804 Cal



Boas corridas...

 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Corrida Pela Selecção


Apesar de algum receio de represálias, em função dos rios de palavras contra o evento e contra quem nele pensou participar (brincadeirinha), lá me desloquei ao Jamor para a Corrida Pela Selecção.
Uma corrida "mal-amada" por muitos atletas de pelotão em função do motivo, o Futebol e a Selecção Nacional.
Respeito, obviamente, todas as opiniões, cada um tem a sua. Só não aceito quando alguém quer impor a sua opinião a outros, tentando fazer dessa opinião a razão. Ainda para mais com informações (ou desinformações) completamente descabidas e ridículas.
Só por pura curiosidade, li algures que a nossa Selecção vai gastar 35000€ por dia contra 5000€ da Espanha. Pois numa comitiva de 30 pessoas (são mais de certeza) 5000€ por dia é cerca de 160€ por pessoa por dia. Não me parece...

A caminho do comboio
Quanto á corrida, lá fomos, eu, a Carla e o Hugo, que fazia a sua estreia nestas andanças. O tempo estava bastante bom, ameno, sem sol e com uma brisa marítima bastante agradável.
Como já estava á espera de ter alguma dificuldade em correr (muito menos fazer bons tempos) dado o elevado número de participantes, resolvi fazer um treino longo de "ida-e-volta".
Arranquei do Jamor pelo Passeio Marítimo em direcção a Oeiras. Pus um ritmo animado, na casa dos 5:10 min/Km, porque já sabia que o regresso iria ser lento.

A cortar a meta com o Hugo
Depois de nos reunirmos na partida e de se cantar o Hino Nacional lá foi dada a partida, comum aos três locais.

Começámos lentos, a zig-zaguear entre os "atletas" que só foram andar. Nada que não estivesse á espera.
Apesar de ser uma questão de bom-senso e de educação, acho que as organizações podem trabalhar este factor que acaba por colocar em risco a integridade física de todos.

Só aos 4 Km, por altura do abastecimento, conseguimos correr normalmente e apreciar a corrida no seu todo.
Ainda apanhámos a Marta que nos acompanhou praticamente até á subida final em direcção ao estádio.

A cortar a meta pela 2ª vez,
agora com a Carla
Sem muita história lá entrámos no estádio para terminarmos em beleza.
Fizemos 46:36m (tempo de chip).

Depois da água e da banana voltei atrás para ir buscar a Carla e ajudar no que restava da subida final e nos últimos metros de tartan até á meta.

Quanto á organização, nada a apontar. Uma ou outra falha de melhor importância impossível de contornar com tamanha afluência de atletas.

Boas corridas...


domingo, 3 de junho de 2012

Resumo da Semana


Esta semana houve duas novidades, aproveitando a "desculpa" da Corrida Pela Selecção (crónica em breve) fiz uma "ida-e-volta" (que tanto já tinha ouvido falar) e que serviu como treino longo. E fiz um belo complemento ciclistico.

Corrida:
Contagem: 3 Treinos + 1 Prova
Distância: 33,70 km
Tempo: 3:13:54 h:m:s
Ganho de elevação: 192 m
Velocidade Média: 10,4 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 2.459 Cal

Ciclismo:
Contagem: 1 Treinos 
Distância: 33,18 km
Tempo: 1:34:48 h:m:s
Ganho de elevação: 226 m
Velocidade Média: 19,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 120 bpm
Calorias: 1.247 Cal

Boas corridas (e pedaladas)...


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Resumo - Maio

Um grande mês, quer em tamanho quer em distância. 
Já começo a ter alguma habituação em distâncias mais longas. A evolução é bem-vinda já que o inicio do plano de treinos para a Maratona de Lisboa já vem próximo.

Contagem: 15 treinos + 3 Provas

Distância: 216,92 km
Tempo: 21:38:34 h:m:s
Ganho de elevação: 1.579 m
Velocidade Média: 10,0 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 20.707 Cal

Boas corridas...