domingo, 27 de maio de 2012

10Km, será que foi esta semana?

Será, será?

Esta semana não começou da melhor maneira. Supostamente teria que fazer um total de 4 treinos, 2 de 5km e 2 de 10km.

1º treino:
5km - Feito!

2º treino:
10km - Não feito!
Fomos treinar para Belém. Treinos longos, para mim, tem que ser sempre a direito!
Como na semana anterior fiz 7km e acabei bem, pensei que conseguia fazer os 10km.
Não, não os fiz!
Não sei se era do calor, mas por volta dos 5km já estava sem água e a morrer de sede. Como é que ia aguentar mais 5km?
Não, não aguentei!
Acabei nos 7km, mais morta do que viva, e principalmente muito desanimada...





Acabei por ter que esperar pelo Pedro, e nada melhor do que "fazer alongamentos" enquanto esperava.




3º treino:
5Km - Feito!

4º treino:
10km - FEITO!!!
Pois é, desta vez é que foi!
Fiz o mesmo percurso que estes 8km, mas com mais dois, claro!
Então vamos a saber...
Saímos de casa por volta das 9h30, e fui equipada com os meus ténis novos.
Gostam?
Já os tinha "testado" no treino anterior, e até me fizeram doer o meu pezinho esquerdo, mas era mais uma tentativa para os 10km, tinham que vir comigo!
Claro que ao chegar perto do km 3 já me tinha arrependido... Que dores! Parecia que tinha uma faca a espetar-me o pé.
Mas não desisti!
Já depois do km 5 reparei que já não me doía nada, os ténis pareciam umas pantufas maravilhosas, não sei o que aconteceu, mas isso também não interessava nada, ainda tinha mais 5km pela frente.
Estive muito bem até reparar que estava nos 9.5km, e embora o meu último km tivesse sido o mais rápido (7:45, não vale gozar!), senti-me super cansada, foram 500m muito difíceis.
Fique cansada mas SUPER contente, afinal também consigo!




Finalmente o merecido descanso, 5 minutos depois troquei as "pantufas" pelos chinelos, Viva o Calor!!!








10 minutos depois já estava assim, Viva o Calor!!!
Estava GE-LA-DA, mas soube tão bem!





Para acabar, o almoço feito pelo papá. Como diz o meu pequeno David, estava "decilioso"!

Agora estou na ronha, aparentemente não me doí nada, amanhã logo se vê... ;-)

Beijinhos e boas corridas!
Carla


Resumo da Semana

Não fiz contas mas parece-me que esta foi a semana mais "longa" desde que corro.
Terminou em grande com a Meia-Maratona "Vou ver até onde me apetece correr e depois logo se vê". Foi um óptimo treino longo para terminar a semana (partilho já a seguir) depois de ontem ter dado uma volta de 12 Km por Almada, também bastante agradável.

Contagem: 5 Treinos 
Distância: 61,10 km
Tempo: 6:02:05 h:m:s
Ganho de elevação: 466 m
Velocidade Média: 10,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 145 bpm
Calorias: 5.838 Cal

Boas corridas...


sexta-feira, 25 de maio de 2012

IV Corrida Direito Rugby Europcar

Fui no passado domingo até ao Monsanto para a  IV Corrida Direito Rugby Europcar.
Apesar de ser um local por onde passo diariamente de carro e, apesar de já ter pensado várias vezes em fazer lá uns treininhos, a verdade é que nunca aquelas estradas pisei... ATÉ AGORA!!! (quase poético...)

O dia estava muito farrusco com aguaceiros, alguns fortes (nada que me incomode), mas á hora pensada lá estávamos para levantar os dorsais.
A comitiva era algo numerosa para o que é habitual, eu, o Ricardo e o Bruno (aquisição de última hora) fomos fazer os 10Km e a Carla e a Ana foram nos 5Km (que foram só 4Km).

Quando a poucos minutos da partida o sol apareceu quente por entre as nuvens nada fazia prever o que viria a seguir. Assim que arrancámos caiu um autentico diluvio. Nunca tinha corrido com tamanha carga de água.
Durante os primeiros 10 minutos de prova foi chuvada da boa mas depois acalmou e tivemos também umas boas abertas.

Quanto á prova, não temos muita história.
Fomos os três num ritmo lento a rondar os 6:30 min/Km, a passear e a conversar. Eu estava ainda a recuperar dos 30 Km da semana anterior, o Ricardo estava a recuperar... da recuperação (lol) e o Bruno não é destas andanças. Mesmo assim aguentou-se muito bem.

No sobe-e-desce lá fomos avançando, até aos 9 Km, altura em que o Ricardo achou que devíamos abrir o passo até á meta. Arrancámos, mas as subidas fizeram mossa e o Ricardo acabou por abrandar.
Acabei com o Bruno nuns alucinantes 63m30s e poucos segundos depois chegou o Ricardo.

video

Quanto á organização uns pequenos apontamentos a melhorar, muita confusão á partida com o pessoal da mini-corrida sem saber o que fazer (alguns partiram mesmo na prova principal), mini-corrida essa que teve um percurso diferente do anunciado e 1 Km mais curto.
De resto, mais nada de importante a apontar.

Em suma, gostei de correr no Monsanto. As subidas são boas para puxar pelo cabedal e a paisagem agradável. Tenho que lá passar mais vezes... a pé. ;)

Boas corridas...



domingo, 20 de maio de 2012

Resumo da Semana

Boa semana, a recuperar dos 30 Km da semana passada, muito preenchida mas com treinos curtos.
E uma provinha para animar...

Contagem: 4 Treinos + 1 Prova
Distância: 42,15 km
Tempo: 4:14:19 h:m:s
Ganho de elevação: 389 m
Velocidade Média: 9,9 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 143 bpm
Calorias: 4.018 Cal

Boas corridas...

terça-feira, 15 de maio de 2012

100 Maratonas com 100 Amigos

Onde é que eu estava com a cabeça? Levantar-me a um sábado ás 4:50h para ir correr 30 Km? CLARO QUE VOU!!!
Os principais preparativos estavam feitos de véspera, faltava só comer, equipar e zarpar.

Esta prova-convívio "100 Maratonas com 100 Amigos" era uma prova não-oficial e solidária que se destinava a comemorar a 100ª Maratona (incluindo ultra-maratonas e afins) do Luís de Sousa, já meu conhecido desde 1994.

Bom dia Lisboa!
Cheguei ao ponto de encontro pouco passava das 6 da manhã. Já lá estavam sensivelmente... 0 (zero) pessoas. Claro que, se a hora marcada eram 6:30h, estavas á espera de quê?
Estacionei o carro e fui ver o nascer do dia.

Perto das 6:30h lá começaram a chegar aos poucos os outros malucos e o anfitrião. A distribuição das t-shirts e dos dorsais (só os participantes da maratona tinham t-shirts personalizadas) foi feita de forma rápida e eficiente.
As excelentes t-shirts técnicas ASICS eram todas iguais para sabermos quem éramos durante o percurso, amarelas para os homens e roxas para a mulheres.

Quando já estava a aguardar pela partida de autocarro para os locais das partidas avisto o Fernando Andrade,  mais um amigo da "blogosfera" mas que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer pessoalmente. Tive muito gosto Fernando. ;)

O grupo dos 30 Km.
Quase sem atraso (coisa rara neste tipo de eventos) partimos em quatro autocarros para o local da partida na Estrada da Lagoa Azul, próximo à Penha Longa.
Depois de algumas fotos da praxe o do "briefing" sobre os pormenores da prova, á hora certa deu-se o tiro de partida para cerca de 140 maratonistas.
Nesta altura arrancámos no único autocarro que restava para a partida dos 30 Km, na Praia do Guincho, ao Km 12.

O que estava estipulado era que teríamos que aguardar pela passagem do primeiro grupo da maratona para depois partirmos. Por volta das 9h partimos.

Os primeiros metros...
Logo de inicio juntámos um grupo de quatro atletas num ritmo na casa dos 6 min/Km. Era exactamente o que tinha pensado.
O tempo estava óptimo, temperatura amena, céu encoberto e uma ligeira brisa marítima.
Ainda antes de chegarmos a Cascais um dos parceiros de grupo descolou, numa altura que o nosso ritmo baixou ligeiramente. Não me preocupei.
Em Cascais entrámos para o passeio marítimo. Seria o percurso preferencial daqui até Algés (sempre que possível, claro).

Pouco depois dos 12 Km, depois de um dos muitos e recheados abastecimentos (água, gel, gomas e barras energéticas, etc.), fiquei sozinho. Foram 8 Km de muita monotonia, ou era passado por atletas mais rápidos ou passava por atletas mais lentos, mas ninguém ao meu ritmo. Foi a pior altura e pior ficou quando abriu o sol. Nesta fase já havia muitos atletas a andar (má preparação?).
O trio na Estrada do Guincho.
Acabei por "não conseguir" manter o meu ritmo e aumentei ligeiramente o andamento, fundamentalmente para se tornar menos monótono, chegando a andar abaixo dos 5:30 min/Km.

Quando voltámos ao passeio marítimo em Oeiras apanhei o parceiro inicial que tinha fugido. Ainda fizemos alguns quilómetros os dois até ele ter fraquejado e ter abrandado o ritmo. Uma vez mais lá fui sozinho.

A partir dos 25 Km comecei a sentir as pernas pesadas mas estava muito bem a nível respiratório e nem parecia que já tinha 2h30m de corrida. Tinha entrado em "terra-de-ninguém", nunca tinha corrido tamanha distância.
Cada vez passava por mais gente a andar. Era uma grande tentação que consegui contrariar e manter-me sempre a correr.

Em Oeiras, bem disposto a brindar
os apoiantes.
No último abastecimento, já na Cruz Quebrada, optei por não parar (nos anteriores tinha parado para melhor beber as bebidas energéticas em copo). Se parasse podia ser mais problemático voltar a correr. Optei por hidratar bastante mas sempre em andamento, até porque o ritmo já era lento e uma águinha a mais não ia fazer mal. E já só faltavam 3 Km's.

No passeio marítimo de Algés juntei-me a dois atletas da maratona que iam num ritmo pouco inferior ao meu. Troquei de bom grado uns segundos no final por companhia.
Nos últimos 2 Km ficámos só dois.
Já não corríamos devagar, era mais um arrastar rápido. Ia-mos perto dos 7 min/Km mas com uma ajuda e motivação mutua que nos levou até á meta.

FINISH!!!
Cortámos a linha de chegada com um cumprimento especial e sentido. Sabemos que aqueles últimos quilómetros passaram bem mais rápido com a nossa entreajuda.

Terminei com 3h09m04s, tempo de chip, uma média de 6:10 min/Km.

Apesar de ter apontado para as 3 horas, vários factores podem ter levado aos 9 minutos extra e á dificuldade nos últimos 5 Km's, o treino pesado da semana passada, o aumento de ritmo durante alguns quilómetros, o calor, etc. Mas garantidamente a minha preparação ainda não é adequada a esta distância. Nada que mais uns treinos não possam resolver.

Foi uma manhã excelente onde também pude conhecer novos atletas e rever alguns amigos de longa data.
Vemo-nos, quem sabe, nas 200 Maratonas com 200 Amigos. ;)

Boas corridas...


domingo, 13 de maio de 2012

Resumo da Semana

Semana calma no que diz respeito a treinos. Se por um lado estava a recuperar da "aberração" da semana passada também me estava a resguardar para os 30 Km da prova-convívio de sábado, 100 Maratonas com 100 Amigos (resumo em breve).


Contagem: 2 Treinos + 1 Provas
Distância: 47,67 km
Tempo: 4:57:02 h:m:s
Ganho de elevação: 231 m
Velocidade Média: 9,6 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 148 bpm
Calorias: 4.547 Cal

Boas corridas...


O grupo dos 30 Km


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mais um desafio...



Vou participar amanhã numa prova não-oficial e não-competitiva.
A prova-convívio (ou treino-convívio) 100 Maratonas com 100 Amigos é uma prova que assinala a 100ª Maratona de um parceiro de longa data, inicialmente profissional e, mais recentemente, de asfalto, Luís de Sousa.

Além destes factores, há também o aspecto da solidariedade. A prova vai ajudar a recolher donativos para apoiar 4 grandes causas sociais.




Apesar do nome "100 Maratonas" este convívio terá patamares de 10 Km, 20 Km e 30 Km para os menos preparados. No meu caso irei fazer 30 Km (ou, pelo menos, tentar...), a minha primeira vez nesta distância.

O percurso será maioritariamente feito "á beira mar", maioritariamente plano, com inicio na Estrada da Lagoa Azul (perto da Penha Longa) e chegada junto á Torre de Belém.



Basicamente será um treino longo, o mais longo de todos, mas feito numa realidade diferente.

Depois farei o devido descritivo desta manhã diferente e, que espero, bem passada.

Boas corridas...





segunda-feira, 7 de maio de 2012

8Km, yupiiii!

Segundo o meu “maravilhoso” plano de treinos para os 10km ontem era dia de fazer 8km!
Depois de um treino de Sábado miserável, devia fazer 5km e acabei por fazer 3km devido a fortes dores nos pés e de cabeça, fazer 8km no dia seguinte não devia ser muito fácil.
Nunca corri 8km na vida, será que o ia conseguir fazer?
Nada como começar a correr e ver até onde as pernas me levavam…
Pronta para começar deparei-me logo com um obstáculo.
E agora? O Pedro disse-me que treinava aqui…


Depois de analisar bem o “boneco” verifiquei:
1º - É proibido para gajos (sou gaja, posso passar!)
2º - É proibido andar (vou correr, posso passar!)







Então lá fui eu!!!
Percurso muito bom, embora seja um IC, ou algo parecido, tem bermas muito largas e passa um carro de 5 em 5 minutos, e melhor que tudo, é quase sempre a descer.
Nos 500m iniciais cruzei-me com um grupo de ciclistas que me cumprimentaram com um “Bom dia Princesa”, sorri, retribui sem o Princesa, e continuei…
Mais 500m e outro grupo de corredores, mais um Bom Dia para cada um deles. Achei engraçado o cumprimentar pessoas que nunca vi, não estava habituada a estas coisas. J



Após sair do IC uma placa informativa toda catita para me recordar que mais de metade do caminho já estava feito.





O pior foi a partir daí, toma lá uma subida, não muito grande, mas já tinha corrido o que estou habituada a correr.
Quando cheguei + ou – aos 6km já pensava “Mas porquê? “,”Porque é que não fiquei a dormir?”, “Quando é que chego?”, “QUANDO???”.
Já sem água, com muita sede, calor e dores em todo o lado tive que abrandar (leia-se andar).
Andei aproximadamente 500m e tive que voltar a correr, nem que fosse para ver se acabava o sofrimento mais depressa.


Até que avistei o mar!
Finalmente tinha chegado!!!





Aqui está o meu treino, para quem não acredita em mim.

Sim, é o meu treino!

Assim que me sentei no carro só pensava em tomar um bom banho e ir para a ronha, mas como era Dia da Mãe tinha um almoço em casa da minha.
Fomos comprar umas flores, e para compensar as calorias gastas no treino nada melhor que pack completo, que inclui entrada, almoço e sobremesa. A acompanhar Lambrusco bem fresquinho! Lá se foram as calorias perdidas, mas foi por uma boa causa!





Hoje, ao contrário do que estava a pensar, estou bastante bem. Um bocadinho dorida, mas nada que me derrube.
Amanhã há mais!
Acima de tudo estou muito feliz, vejo que a meta dos 10km não é a miragem que prensava que ia ser.
Quando acontecer venho aqui contar-vos!

Beijinhos, fuiiii….
Carla






domingo, 6 de maio de 2012

Resumo da Semana


Para que sirva de exemplo a quem interessar, ontem fiz um "longão", o mais longo que fiz até hoje.
Não o preparei, fui á aventura em função do apetite do momento, e paguei bem pago. Menos desculpa tenho quando esta "aberração" foi feita em sítios que tão bem conheço.

Tinha pensado fazer cerca de 20 Km mas, quando aos 15 Km ainda estava a cerca de 10 Km de casa e a preparar um "ataque" a cerca de 5 Km de subida com um desnível positivo de cerca de 90 metros, percebi que ia ter problemas. 
O gel que levei não ajudou muito e, pela primeira vez, senti a falta de água. Pouco depois fiquei sem bateria no Garmin. Para esquecer...

Que esta experiência possa servir de exemplo para os "chouriços" como eu que se metem em aventuras sem as prepararem minimamente. Há ferramentas de acesso fácil que nos ajudam a não correr riscos.
Foi a primeira vez que me aconteceu e, quase certamente, terá sido a última.


Contagem: 2 Treinos + 1 Provas
Distância: 48 km
Tempo: 4:37:41 h:m:s
Ganho de elevação: 323 m
Velocidade Média: 10,4 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 154 bpm
Calorias: 4.583 Cal

Boas corridas...


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Correr é quase vício...


Olá Atletas!

A pedido de várias famílias (OK, uma pessoa, no máximo duas) aqui estou eu a contar a minha iniciação no famoso Universo das Corridas.

Eu!
Nunca fui de grandes desportos, inscrições em ginásios foram mais do que as vezes que lá punha os pés.
Até que no dia 06 de Março de 2011 o Pedro me ofereceu uns ténis para ver se eu deixava de fazer “Mapleing” e me mexia.

Os meus companheiros!

Confesso que não eram motivo suficiente para me fazer sair do meu “desporto” preferido.

A fazer o meu desporto com os meus
Personal Trainers
 
Até que no final do ano cheguei ao meu limite, tudo me cansava, e o peso… é melhor nem falar nisso!
Então comecei!
No dia 9 de Janeiro de 2012 comecei com um misto de correr/andar, mais andar que correr, foram 20 minutos, loucura!
Andei assim até ao dia que o Pedro quis ir treinar comigo, obrigou-me a fazer series de 5 minutos a correr 5 minutos a andar, ia morrendo!
Finalmente chegou o dia, nunca mais me vou esquecer, 8 de Março, Dia da Mulher, cheguei ao jardim onde costumo treinar e pensei “És uma Mulher ou és um Rato?”, e não é que fui uma MULHER. 30 minutos a correr sem parar, parecia que tinha asas nos pés!
A partir daí nunca mais ninguém me parou!
Já conto com 5 provas, Mini Maratona da ponte 8Km (aqui só corri 6,5km, chiu…), Corrida Sempre Mulher 5Km, 35ª Corrida da Liberdade 5Km (3,5km, mas o problemas foi deles!), 7ª Corrida Benfica 5Km e Corrida 1º de Maio 4Km (mais uma vez roubada, 3,4km).
O meu último treino já foram 6km e, tirando as dores nos pés que voltaram, até me senti bastante bem.
Acho que estou a precisar de uns ténis novos, se alguém me quiser oferecer informo que tenho um pé com passada neutra e outra pronadora, e que têm que ser de gaija, uns toques de rosa ou lilás são essenciais. Ah, e já agora o meu nº é o 39.

Deixo aqui uns modelos para o caso de precisarem de ajuda:

Estes?                                                                  Ou estes?




Quero, acima de tudo, agradecer ao meu “Gordo” que me incentivou a começar, não desistir e a progredir.
Não posso também deixar de agradecer a algumas Mulheres que através dos seus blogs me ajudaram a perceber que isto das corridas até é bastante divertido, em especial à Menina e à Maria!

Beijinhos, fuiiii……
Carla






quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resumo - Abril

Óptimo mês, mais calmo no pós meia-maratona, mas a evoluir na 2ª quinzena.

Contagem: 15 treinos + 2 Provas
Distância: 183,82 km
Tempo: 17:47:17 h:m:s
Ganho de elevação: 1.494 m
Velocidade Média: 10,3 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 17.531 Cal


Boas corridas...