segunda-feira, 30 de abril de 2012

Resumo da Semana


Esta foi uma semana estranha com duas provas e pouco treino.

Contagem: 2 Treinos + 2 Provas
Distância: 40,84 km
Tempo: 4:00:21 h:m:s
Ganho de elevação: 304 m
Velocidade Média: 10,2 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 143 bpm
Calorias: 3.901 Cal

E amanhã há outra prova.

Boas corridas...


domingo, 29 de abril de 2012

7ª Corrida do Sport Lisboa e Benfica

Hoje fui até ao Estádio da Luz para aquela que foi a minha primeira repetição de uma prova, nesta minha ainda curta "carreira" atlética.
Diz-se que eram mais de 10.000 atletas. É obra...

Mais uma vez fui sem qualquer pretensão de tempos, fui acompanhar o Ricardo na recuperação e também o facto da Corrida do 1º de Maio ser já na 3ª feira não dava aso a grandes velocidades.

Enquanto esperava pelo Ricardo, pelo Hélder e pelo Fernando tive a oportunidade de conhecer a "Menina" que chegava com a família. É sempre giro conhecer os amigos anónimos com quem tanto partilhamos.

Depois do grupo reunido lá fomos para o local da partida para um ligeiro aquecimento.

A partida foi dada com 10 minutos de desfasamento para a mini de 5 Km's o que foi bastante benéfico. Apesar disso havia bastante gente a andar na prova dos 10 Km's. Não percebi...
Começámos perto do ritmo que levámos praticamente toda a prova, 6 min/Km, que era bastante agradável para mim e o adequado para o Ricardo testar a condição física.
Para o Fernando é que era lento demais e aos 2 Km's descolou de nós.

Pouco depois encontrei mais uma companheira bloguista, desta vez a Ana na sua preparação para a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro. Está quase... ;)

A já celebre passagem no interior do estádio embelezou o percurso. É sempre um momento agradável estar "do outro lado".

A 2ª metade da corrida não teve grandes motivos de interesse, pelo menos até á subida final, novidade este ano.
A recta da meta, também esta diferente este ano, foi feita num sprint final bastante divertido mas vigoroso, a gastar as forças do Ricardo que ainda restavam. Um fartote! :-D
Acabámos com 1:00:50h, pouco acima dos 6 min/Km inicialmente previstos e com uma recepção especial, uma chuvada á antiga. Depois da prova ter sido completamente seca era escusado aquele diluvio final, que fez com que tudo o que servisse de abrigo estivesse apinhado de gente.
Resolvi ampliar a prova e fazer cerca de 2 Km's extra até ao carro.

Quanto á organização, pareceu-me bastante eficaz. Algumas ligeiras alterações no percurso mas que, na minha opinião, não tiveram grande interferência na qualidade do mesmo. E aquela subida final ajuda a apimentar o final da prova.
Queria destacar também o facto de terem havido 3 abastecimentos no decorrer da prova. Nada normal para provas desta distância onde habitualmente só há 1 abastecimento.

Resumindo, foi uma manhã bem passada.

3ª feira há mais, na Corrida do 1º de Maio.

Boas corridas...



sábado, 28 de abril de 2012

35ª Corrida da Liberdade

Com algum atraso (penitencio-me por isso), cá estou a reportar a minha participação na 35ª Corrida da Liberdade.

Era uma prova sem cariz competitivo o que a tornou num belo e agradável treino pelas ruas de Lisboa.
Combinei por isso acompanhar o Ricardo no seu regresso á "competição" depois de um período de ausência por lesão.

Começámos calmos a testar o melhor ritmo para fazer os primeiros quilómetros de uma forma confortável. Ao virar o primeiro quilómetro uma boa subidinha começa a fazer algumas mazelas. Aguentámos da melhor maneira possível e o facto de ser quase no começo foi benéfico, a recuperação foi rápida e a chuva miudinha ajudou.

Com o Ricardo a marcar o ritmo apanhámos a Marta, pouco antes dos 3 quilómetros, na sua estreia na distância. Fizemos cerca de 2,5 quilómetros juntos mas o nosso ritmo, apesar de lento (fala o Pepe Rápido), era um pouco puxado para ela. Deixámos a Marta na chegada ao Campo Grande.

Pouco depois chegava o abastecimento e até ao Saldanha não se passou nada de relevante, excepção feita ao "sobe e desce" dos túneis.

Sendo os últimos 2 quilómetros a descer e estando o Ricardo num estado físico razoável, resolvemos acelerar o ritmo para tentar baixar dos 6 min/Km. Correu bem e acabámos em grande com o último quilómetro a cair em cima dos 5 min/Km.

Terminámos os 10.660m (segundo o Garmin) em 1h03m13s com uma média de 5:56 min/Km. Nada mau para o Ricardo vindo de uma paragem de algumas semanas.

Quanto á organização, além da espera final no "garrafão" para a camisola e a (aparente) falha nas distâncias (parece que nem a corrida principal nem a mini tinham a distância anunciada), não tenho nada a apontar. Para uma corrida sem valor de inscrição a nota é bastante positiva.

Próxima corrida já no domingo, 7ª Corrida do Benfica.

Boas corridas...

domingo, 22 de abril de 2012

Resumo da Semana


Esta semana já foi mais dentro do que considero o indicado para a minha condição actual, só foi pena que o treino longo se tenha ficado pelos 15Km quando tinha programado 20Km. Mas foi por motivos de força maior.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 51,00 km
Tempo: 4:59:55 h:m:s
Ganho de elevação: 443 m
Velocidade Média: 10,2 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 146 bpm
Calorias: 4.846 Cal




Hoje tive um desaguisado com a minha mente bastante curioso que aqui partilho.


Desde que saí da cama esta manhã até sair de casa para treinar várias coisas passaram pela minha, ainda ensonada, cabeça.
Desde "não vou treinar hoje", até " vou sair para o longo", passando por "se calhar faço só uns 10Km", tudo palpitou, sendo a opção de não treinar a que tinha mais força. Mas não me derrotou, equipei-me e saí.
No inicio voltei á fase "8 a 10 Km", e fui com esta mentalidade. Só que, depois de começar a carburar, já não me apetecia parar. Quando cheguei perto dos 10Km ia com a uma pulsação abaixo dos 140bpm. Isto pedia mais. Fui andando e, não fossem os tais motivos de força maior, não tinha ficado pelos 15Km finais. Acabou por ser um bom treino.


Moral da história:
Combatam sempre aquilo ou aqueles que não vos querem deixar treinar. Quando saírem á rua tudo passa e o momento deixa de ser de sacrifício para se tornar em vários momentos extraordinários!!!


Boas corridas...






domingo, 15 de abril de 2012

Resumo da Semana


Semana razoável com o treino longo a ser só "relativamente longo", mas a evoluir em relação á semana passada.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 41,00 km
Tempo: 3:57:50 h:m:s
Ganho de elevação: 305 m
Velocidade Média: 10,3 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 148 bpm
Calorias: 3.911 Cal


Talvez devido a uma alimentação pouco equilibrada, com alguns excessos, o treino longo ficou-se pelos 13Km quando estavam previstos pelo menos 15Km. Na próxima semana vai ter que mudar, a distância total e o longo.


Boas corridas...



quarta-feira, 11 de abril de 2012

100 Maratonas 100 Amigos

Não podia deixar de publicitar este evento, pela causa e pelo organizador, parceiro e amigo de muitas aventuras profissionais, com quem me cruzei na Meia-Maratona de Lisboa.
E se os míticos (para mim) 42.195m ainda são uma miragem e punham de parte a minha participação, a organização criou várias distâncias alternativas de 10Km, 20Km e 30Km.
Ainda não sei se vou participar, mas vou fazer os possíveis.


100 Maratonas 100 Amigos

Boas corridas...



domingo, 8 de abril de 2012

Resumo da Semana

Semana dentro da normalidade mas a recomeçar a intensificar, há que pôr carga.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 39,00 km
Tempo: 3:39:20 h:m:s
Ganho de elevação: 325 m
Velocidade Média: 10,7 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 150 bpm
Calorias: 3.705 Cal


Boa Páscoa e boas corridas...



domingo, 1 de abril de 2012

Resumo - Março + Resumo da Semana

Mês perfeito e sem lesões, que culminou com a 1ª Meia-Maratona.


Contagem: 16 treinos + 2 Provas
Distância: 197,47 km
Tempo: 19:19:40 h:m:s
Ganho de elevação: 1.570 m
Velocidade Média: 10,2 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 149 bpm
Calorias: 19.460 Cal




Quanto à última semana, foi uma semana de ronha no pós Meia-Maratona, parte dela prevista apesar de alguns... imprevistos, que impediram um ou outro treino.


Contagem: 3 Treinos
Distância: 29,00 km
Tempo: 2:53:29 h:m:s
Ganho de elevação: 211 m
Velocidade Média: 10,0 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 148 bpm 
Calorias: 2.822 Cal




Boas corridas...

Momento "Kodak", para mais tarde recordar.